Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Prefeito propõe à ONU criação de Planos Municipais de Biodiversidade


O prefeito de Curitiba, Beto Richa, propôs que as cidades integrantes da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), da Nações Unidas, elaborem Planos Diretores de Biodiversidade. A proposta foi apresentada por Richa, nesta quinta-feira (7/1/2010), no lançamento oficial do Ano Internacional da Biodiversidade, que aconteceu durante a 2ª Reunião de Curitiba sobre Cidades e Biodiversidade, no parque Barigui.

A proposta dos Planos Diretores de Biodiversidade será levada para para a próxima Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (COP 10), em Nagoya, no Japão, em outubro próximo. "Acredito que 2010 trará avanços significativos paras as cidades e para as populações em relação à biodiversidade, e Curitiba está cumprindo sua parte para concretizar essas realizações", destacou Richa.

Uma das ações práticas para o Plano Diretor de Biodiversidade de Curitiba é a Rede de Bosques de Proteção de Biodiversidade, que preservará na capital do estado, 2 milhões de metros quadrados de floresta nativa. O primeiro bosque dessa rede foi inaugurado nesta quinta-feira (7), no Santo Inácio. No total, Curitiba terá 100 bosques de conservação, todas áreas públicas que ainda conservam uma relativa quantidade de vegetação natural.

"São áreas destinadas a proteger pequenos maciços de Floresta com Araucária que, no processo de ocupação urbana, tornaram-se pequenas ilhas de biodiversidade merecedoras de atenção especial", disse Richa.

O secretario executivo da CDB, Ahmed Djoghlaf, elogiou a iniciativa de Curitiba e o esforço de Richa na preservação de áreas verdes. "O esforço do prefeito em garantir a perpetuação das áreas verdes em Curitiba é um exemplo que deve ser seguido pelas outras cidades do mundo", disse Djoghlaf.

A secretária executiva do Ministério do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, também participou do lançamento do Ano Internacional da Biodiversidade e destacou a proposta dos Planos Diretores de Biodiversidade como importante para a agenda ambiental dos municípios. "Curitiba está fazendo seu dever de casa, e o Brasil também, vamos levar isso para Nagoya", falou Isabela.

O oceanógrafo e documentarista canadense, Jean Lemire, embaixador pela ONU do Ano Internacional da Biodiversidade, falou sobre o trabalho feito por sua equipe na Antártida. O chefe da Unidade Política Internacional de Biodiversidade do Reino Unido, Eric Belencowe, também participou do lançamento do Ano Internacional da Biodiversidade.
****************************
FONTE : (Envolverde/Prefeitura Municipal de Curitiba)

Nenhum comentário: