Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Maior peixe de água doce da Amazônia pode ser extinto

O pirarucu, uma espécie amazônica que também é um dos maiores peixes de água doce do mundo, está ameaçado de extinção, segundo uma pesquisa publicada no Journal of Applied Ichthyology.

De acordo com o estudo, desenvolvido por Leandro Castello, do Woods Hole Research Centre, em Massachusetts, e Donald Stewart, do State University of New York, as principais causas de a espécie estar em extinção é a pesca predatória.

Além disso, erros anteriores na classificação da espécie não permitiram ver que o pirarucu está criticamente ameaçado. Segundo os pesquisadores, existem quatro subespécies do pirarucu (Arapaima Gigas), e não apenas uma, como se acreditava anteriormente.

"Nossas novas análises indicam que existam pelo menos quatro espécies de arapaima", disse Castello à BBC, em livre tradução do inglês. "Então, enquanto as pesquisas de campo não forem concluídas, não saberemos se a espécie pode ser considerada extinta ou não".

O peixe pode chegar a 2 metros de largura, e pesar mais de 200 kg. Além do tamanho, a necessidade de subir à superfície para respirar, durante os períodos de seca, torna a espécie mais vulnerável à pesca com arpões.
********************************
FONTE : (Envolverde/Amazônia.org.br)

Nenhum comentário: