Blog com notícias de Ecologia atualizado diariamente. Publica notícias de outros blogs similares, ONGs, instituições ambientalistas, notícias jornalísticas e oficiais, fotos, críticas, poemas, crônicas, opiniões. A FONTE e o AUTOR são rigorosamente citados sempre.
sexta-feira, 3 de junho de 2022
Impacto ambiental: mais de 1,5 mil máscaras são descartadas em praias do litoral norte de São Paulo
Marina Week, evento sobre o mar, que acontece até domingo (5/6), no Memorial da América Latina, discute o tema no “Cais do Porto”
É indiscutível a importância do uso das máscaras durante a pandemia da Covid-19. E mesmo com a flexibilização, quanto mais usarmos as máscaras melhor — afinal, o equipamento de segurança se tornou acessório indispensável para proteção. Contudo, o que salva muitas vidas, pode prejudicar tantas outras se não houver um descarte adequado.
A equipe do Instituto Argonauta registrou que entre abril de 2020 a maio de 2022, foram descartadas 1555 máscaras no litoral norte de São Paulo, utilizadas para proteção facial, devido à pandemia do coronavírus. Segundo o instituto, esse dado representa uma mínima parte do que realmente é descartado irregularmente. Aos finais de semana e feriados, esse número aumenta e gera grandes consequências para a fauna marinha.
Em setembro de 2020, um pinguim foi encontrado sem vida na praia de Juquehy em São Sebastião. Após a necropsia, foi constatada a presença de uma máscara de proteção PFF-2 dentro do estômago do pinguim — o que, de acordo com os especialistas do Instituto Argonauta Pollution Bulletin, pode ter sido a principal causa de sua morte.
As máscaras têm componentes orgânicos e sintéticos, e o descarte irregular pode representar um risco à saúde humana, se estiverem contaminadas, além de prejudicar de muitas maneiras a fauna marinha. Ou seja, o descarte no lixo correto é importantíssimo. Além disso, cortar a alça das máscaras evita que os animais do mar se machuquem.
Para saber mais, visite a Marina Week, conceituado evento sobre o mar, que acontece entre os dias 1 e 5 de junho no Memorial da América Latina, em São Paulo. Interessados em fazer parte deste grande momento, podem acompanhar a programação no site. É necessária a inscrição prévia apenas para os seminários, que também serão transmitidos por streaming. Para as demais atividades, basta comparecer.
Sobre o Marina Week
A edição deste ano da Marina Week — reúne um variado público para debater questões cruciais para o futuro do oceano, com foco na sustentabilidade e na cultura oceânica, e terá atividades com ONGs, escolas, esportistas, além de filmes nacionais e estrangeiros. O objetivo é destacar a relevância que o mar tem na vida das pessoas, seja sob o viés da preservação ambiental, potenciais econômicos e geração de emprego ou da educação da sociedade sobre a influência que ela tem sobre o oceano de forma global.
O evento é realizado pela Scientific American Brasil e a Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, vinculada aos institutos Oceanográfico e de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).
A semana do mar de São Paulo, como também é conhecido este evento totalmente gratuito, foi planejada para possibilitar o encontro de ambientalistas, pesquisadores, estudantes, educadores, gestores públicos, profissionais do mercado, artistas, velejadores, mergulhadores, surfistas e todos os amantes do mar, mas também é direcionada ao público em geral.
A 3ª edição da Marina Week foi pensada em linha com os objetivos definidos na Assembleia Geral das Nações Unidas, que nomeou o período de 2021 a 2030 como a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, reforçando a importância da gestão consciente e sustentável do oceano. Lembrando que 71% do planeta Terra é coberto por água, estima-se, segundo a própria ONU, que cerca de 3 bilhões de pessoas dependam da biodiversidade costeira e marinha para suas necessidades básicas.
“O debate sobre o oceano e o seu futuro é urgente. Iniciativas como a Marina Week são muito importantes para ajudar a formar uma nova geração azul, que seja consciente e bem informada sobre o papel do oceano para a manutenção da vida e engajada com sua preservação e exploração sustentável”, aponta Alfredo Nastari, idealizador do evento e publisher da Scientific American Brasil.
O evento tem programação que envolve tanto seminários sobre temas que impactam a vida oceânica, quanto atividades lúdicas para crianças e adultos, ao longo de todo o dia. Durante todos os dias da Marina Week, das 10h às 20h, os participantes terão acesso ao Cais do Porto, um espaço de múltiplas atividades práticas e sensoriais que serão o porto de partida da semana. O espaço contará com exibição de profissionais e instituições de relevância para o tema oceano e um lounge para convidados e parceiros da iniciativa. O Cais do Porto contará ainda com sessões audiovisuais Série “Mar Brasil” comentadas por especialistas.
O evento tem o patrocínio da Repsol Sinopec Brasil e SEBRAE, apoio da Braskem, e conta com apoio institucional do Memorial da América Latina, Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Instituto Costa Brasilis e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, apoio de mídia da TV Cultura.
Serviço — Marina Week 2022
Data: 1 a 5 de junho
Horário: 9h às 22h
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, 01156-001
Próximo ao Terminal Barra Funda
São Paulo, SP – Brasil
Veja a programação no site.
Entrada gratuita (é necessária a inscrição prévia apenas para os seminários, que também serão transmitidos por streaming. Para as demais atividades, basta comparecer).
#Envolverde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário