segunda-feira, 11 de março de 2019

'HISTÓRIA PRA NINAR GENTE GRANDE", MANGUEIRA, ISA, etc...



Arte: Rodrigo Araujo

James,
"Desde 1500 tem mais invasão do que descobrimento / Tem sangue retinto pisado atrás do herói emoldurado / Mulheres, tamoios, mulatos, eu quero um país que não está no retrato" (trecho do samba-enredo da Mangueira, História pra ninar gente grande)
A Mangueira foi consagrada a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro na última quarta-feira (06/03). Seu samba-enredo História pra ninar gente grande levou para a avenida as histórias de lutas silenciadas de indígenas, negras e negros no Brasil e de heróis esquecidos que representam grande parte da população brasileira. Assista aqui o desfile.
Ficamos felizes e orgulhosos ao saber que o livro Povos Indígenas no Brasil (PIB), editado pelo ISA, é uma das referências bibliográficas do samba-enredo nota 10 da Mangueira. O livro, que está em sua 12ª edição (lançada em 2017), é parte de uma série iniciada em 1980 pelo Centro Ecumênico de Documentação e Informação (Cedi) e continuada pelo ISA a partir de 1994. O que começou como um resumo de notícias organizado por temas tornou-se, ao longo de quase 40 anos, a principal referência sobre povos indígenas publicada no Brasil. Compre o livro Povos Indígenas no Brasil aqui.


"Fiquei muito feliz com o uso do nosso livro para fazer o samba-enredo da Mangueira. Quem usa o PIB geralmente são antropólogos, pesquisadores, quem trabalha com políticas públicas, escolas. Nunca tinha sido uma escola de samba, né? O uso do livro pela Mangueira ganha importância especialmente nesse momento do Brasil."  (Fany Ricardo)

Uma vitória como essa inspira nosso trabalho por justiça social e por um Brasil que valorize sua diversidade de povos. Estamos em festa, com nossos corações em verde e rosa!

Junte-se ao ISA!
Sua contribuição é essencial para fortalecermos o nosso trabalho em defesa dos direitos dos Povos Indígenas e para que eles sejam sempre lembrados em nossa história.


Fany e Beto Ricardo
Instituto Socioambiental - ISA

Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue (11) 3515 8975 e fale com Mariana Hessel ou escreva para
relacionamento@socioambiental.org








Nenhum comentário: