Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Um século e meio de aquecimento oceânico reconstruído oferece pistas para o futuro

pesquisa

Aquecimento Oceânico – Os oceanos estão absorvendo a maior parte do excesso de energia no sistema climático, decorrente dos gases de efeito estufa emitidos pelas atividades humanas

Ao longo do século passado, o aumento das emissões de gases causadores do efeito estufa gerou um excesso de energia no sistema terrestre. Mais de 90% desse excesso de energia foi absorvido pelo oceano, levando ao aumento da temperatura dos oceanos e ao aumento do nível do mar associado, ao mesmo tempo em que moderou o aquecimento da superfície.
Por Ruth Abrahams*
A equipe multidisciplinar de cientistas publicou estimativas na PNAS , que o aquecimento global dos oceanos de 436 x 1021 Joules ocorreu de 1871 ao presente (aproximadamente 1000 vezes o consumo de energia primária humana mundial) e que o aquecimento comparável aconteceu ao longo dos anos 1920 -1945 e 1990-2015.
As estimativas sustentam evidências de que os oceanos estão absorvendo a maior parte do excesso de energia no sistema climático decorrente dos gases de efeito estufa emitidos pelas atividades humanas.
A professora Laure Zanna (Física), que liderou a equipe internacional de pesquisadores, disse: “Nossa reconstrução está de acordo com outras estimativas diretas e fornece evidências para o aquecimento dos oceanos antes dos anos 50”.
A técnica dos pesquisadores para reconstruir o aquecimento dos oceanos é baseada em uma abordagem matemática originalmente desenvolvida pelo Prof Samar Khatiwala (Ciências da Terra) para reconstruir a absorção de CO2 pelo oceano.
A nova estimativa sugere que, nos últimos 60 anos, até metade do aquecimento observado e do aumento do nível do mar associado nas latitudes baixas e médias do Oceano Atlântico se deve a mudanças na circulação oceânica. Durante esse período, mais calor se acumulou em latitudes mais baixas do que se a circulação não estivesse mudando. Enquanto uma mudança na circulação oceânica é identificada, os pesquisadores não podem atribuí-la apenas às mudanças induzidas pelo homem.
Muito trabalho ainda precisa ser feito para validar o método e fornecer uma melhor estimativa de incerteza, particularmente na parte inicial da reconstrução. No entanto, a consistência da nova estimativa com medições diretas de temperatura confere confiança à equipe em sua abordagem.
Prof Zanna disse: ‘Estritamente falando, a técnica só é aplicável a traçadores como o carbono artificial que são passivamente transportados pela circulação oceânica. No entanto, o calor não se comporta dessa maneira, pois afeta a circulação, alterando a densidade da água do mar. Ficamos agradavelmente surpresos com o quão bem a abordagem funciona. Ele abre uma maneira nova e excitante de estudar o aquecimento do oceano, além de usar medições diretas.
Este trabalho oferece uma resposta para uma lacuna importante no conhecimento do aquecimento dos oceanos, mas é apenas um primeiro passo. É importante entender a causa das mudanças na circulação oceânica para ajudar a prever padrões futuros de aquecimento e elevação do nível do mar.
Por Ruth Abrahams*, com informações da Oxford University
Referência:
Zanna, L., Khatiwala, S., Gregory, J., Ison, J. and Heimbach, P. (2019) Global reconstruction of historical ocean heat storage and transport. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS); doi/10.1073/pnas.1808838115
http://dx.doi.org/10.1073/pnas.1808838115

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 08/01/2019
"Um século e meio de aquecimento oceânico reconstruído oferece pistas para o futuro," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 9/01/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/01/09/um-seculo-e-meio-de-aquecimento-oceanico-reconstruido-oferece-pistas-para-o-futuro/.


Nenhum comentário: