Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Sim, esses lugares são muito lindos. Mas eles carregam uma verdade chocante

Publicado . em Imagem
Se você deseja visitar esses lugares, é bom ir logo, porque pode não haver muito tempo.
Cada um desses lugares espetaculares na Terra está lentamente desaparecendo, devido à mudanças climáticas ou políticas. Por vezes, o sucesso e a popularidade de um destino pode levar à sua destruição (ou, pelo menos, a diluição da cultura natural). Confira esses maravilhosos 18 lugares... antes que seja tarde demais.
1) Tuvalu: Tuvalu é uma série de pequenas ilhas no sul do Pacífico. É o quarto menor país da Terra, e também um dos mais baixos. Está apenas a poucos centímetros acima do nível do mar e um aumento nos níveis da água poderia significar um desastre iminente.

2) Boeng Yak Loum, Camboja: Este lago em uma cratera na selva do nordeste do Camboja é considerado sagrado pelos habitantes locais. Os visitantes pagam uma taxa de entrada de menos de um dólar. Infelizmente, o governo local está considerando aproveitar o lago e construir hotéis em torno dele.


3) Panajachel, Guatemala: Já foi uma casa para os boêmios, mas o conflito armado guatemalteco criado pelo tráfico de drogas está mudando isso. Expatriados estão sendo assediados e o local já não é mais seguro como antigamente.


4) Damasco, Síria: A guerra civil devastou Damasco, com alguns dos combates acontecendo na Cidade Velha. É muito cedo para dizer, mas muitas das mesquitas históricas provavelmente foram muito danificadas.


5) Grande Barreira de Corais, Austrália: O recife se estende mais de 2.000 km ao largo da costa de Queensland, na Austrália. Também é o único organismo vivo que pode ser visto a partir do espaço. O recife perdeu mais da metade de seu coral desde os anos 80. Em 2013, o governo australiano autorizou a construção de um novo porto, que resultaria em 3 milhões de metros cúbicos do leito marinho sendo dragado.


6) Monte Kilimanjaro, Tanzânia: Ao longo dos últimos 150 anos, os campos de gelo do Kilimanjaro foram encolhendo. Apenas 10% da neve original permanece e pode desaparecer completamente na próxima década.


7) Parque Nacional Ujung Kulon, Indonésia: Este é o último refúgio dos rinocerontes de Java, o animal mais ameaçado do mundo. Os caçadores furtivos têm diminuído a sua população para apenas 40 indivíduos.


8) Reserva Seaflower: Esta reserva marinha é um dos ecossistemas mais isolados do Caribe. Há pouco impacto humano e a UNESCO o protegia contra a exploração econômica. Em 2013, no entanto, os tribunais internacionais deram a Nicarágua metade da área do Seaflower. No futuro, pode haver perfuração de petróleo.


9) Lago Nicarágua: Este lago tem a única população de tubarões de água doce do mundo. Recentemente, o governo aprovou o Canal da Nicarágua, que ligará os oceanos Pacífico e Atlântico. Os ambientalistas têm alertado para os efeitos irreversíveis do canal sobre o meio ambiente local.


10) Parque Nacional Yasuni, Equador: O parque está localizado na Amazônia equatoriana e é uma das áreas de maior diversidade biológica do planeta. É o lar de mais de 4.000 espécies de plantas, 170 espécies de mamíferos e 610 espécies de aves. É também a casa do povo waoranis. Em 2013, o Equador aprovou a exploração econômica da Yasuni.


11) Mar de Aral do Sul, Uzbequistão: Há 30 anos, este era o quarto maior lago do mundo. Agora, Aral possui 10% do seu tamanho original. O Aral está dividido entre o norte e o sul e está sendo explorado para a extração de petróleo e gás.


12) Darien Gap: Essa lacuna é uma selva densa entre o Panamá e a Colômbia. É a única seção das Américas não atravessada pela rodovia Panamericana. É verdadeiramente isolada, mas, quando as estradas forem construídas, isso vai mudar.


13) Vientiane, Laos: Vientiane é a capital do Laos. China e Vietnã estão em uma disputa econômica para os contratos que trarão Vientiane para o século 21. A cidade vai ver em breve um boom econômico.


14) Yangon, Mianmar: Yangon é a antiga capital e maior cidade de Mianmar. Durante anos, houve um boicote de viagens, mas isso acabou em 2012. Agora, a cidade está aberta para o Ocidente e vem se transformando radicalmente.


15) Somalilândia: Este é o estado separatista da Somália, não reconhecido por nenhuma outra nação. Somalilândia é um estado estável e democrático. Embora não seja uma nação, no entanto, já recebeu uma fábrica da Coca Cola.


16) Havana, Cuba: É a maior cidade do Caribe, cheia de prédios da era colonial e carros da década de 1950. O país parece abraçar o investimento estrangeiro e Havana deve experimentar algumas mudanças dramáticas.


17) Lago Chade: Este lago se espalha entre o Chade, Níger, Nigéria e Camarões. Está secando rápido, mas ninguém sabe o porquê. O Lago Chade perdeu 90% de sua água nos últimos 50 anos.


18) Nuuk, Gronelândia: Esta é a capital da Groenlândia, a maior ilha do mundo. Existem apenas 15 mil pessoas vivendo ali agora, mas quando a Groenlândia ganhar a independência da Dinamarca, ela irá explorar os minérios de toda a ilha. Então, milhares de mineradores vão povoa-la.

O mundo está em constante mudança. Se você quiser ver qualquer um desses lugares bonitos ou estranhos antes que eles se forem, você precisa agir rápido. Compartilhe o seu esplendor com os outros, clicando no botão abaixo.

Fonte: Blog Lux.

Nenhum comentário: