n45 Unfccc apoia políticas contra aquecimento da temperatura do planeta
Meta é evitar que temperatura média suba mais de 2º C.
Agência Internacional de Energia sugere quatro medidas para redução das emissões de dióxido de carbono, que evitariam um aumento acima de 2º C da temperatura média global.
A Convenção da ONU sobre Mudança Climática, Unfccc, elogiou um relatório da Agência Internacional de Energia sobre medidas para evitar o aquecimento da temperatura global.
O documento sugere quatro políticas para reduzir as emissões de dióxido de carbono, CO2. A meta é evitar que a temperatura média do planeta aumente mais de 2º Celsius.
Oportunidades
Para a secretária-executiva da Unfccc, Christiana Figueres, o documento surge “num momento crucial para as negociações sobre mudança climática.”
Figueres diz que o relatório serve de lembrete sobre a possibilidade de manter a temperatura média, usando tecnologias e medidas que não causam danos ao crescimento econômico.
Ela indica a governos e empresas que busquem as oportunidades descritas no documento. Segundo a Agência Internacional de Energia, as emissões atuais de gases que causam o efeito estufa podem fazer a temperatura média global subir entre 3.6º C e 5.3º C.
Investimentos
Mas o relatório apresenta sugestões que podem mudar o cenário e reduzir de forma significativa as emissões dos gases até 2020.
A primeira é o investimento em medidas de eficiência energética em prédios, indústrias e transportes. A outra é limitar a construção e o uso de usinas de carvão, que são menos eficientes e contribuem com a poluição do ar.
Ações para reduzir pela metade as emissões do gás metano na atmosfera poderiam diminuir em 18% os gases que causam o efeito estufa até 2020. O relatório indica ainda a diminuição dos subsídios para o consumo de combustíveis fósseis.
O setor energético é responsável por dois terços das emissões mundiais dos gases de efeito estufa. No ano passado, a produção de energia levou ao aumento de 1,4% das emissões de dióxido de carbono.
O relatório destaca que as quatro políticas sugeridas são baseadas em tecnologias já existentes e já foram adotadas com sucesso em vários países.
* Publicado originalmente no site Rádio ONU.
(Rádio ONU)