Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Mulheres se preocupam mais com o aquecimento global do que os homens

Publicado . em Mudanças Climáticas
Um dos primeiros estudos em profundidade sobre a forma como homens e mulheres pensam a mudança climática indica que, cientificamente, as mulheres estão mais preocupadas e concordam mais com os avisos alarmantes.
Apesar de a percepção comum ser de que os homens são mais alfabetizados cientificamente, isso não se mostrou verdade.
Os pesquisadores analisaram dados de oito anos de levantamentos ambientais anuais, que continham perguntas bastante básicas sobre alterações climáticas, incluindo o tempo de aquecimento global (se já começou ou não), suas causas (mudanças no ambiente natural ou induzidas pelo homem), e sobre o consenso (se concorda com os cientistas que o aquecimento global está acontecendo ou não).
Os resultados mostram que as mulheres são mais propensas que os homens a apoiar o consenso científico sobre a realidade do aquecimento global causado por humanos.
As mulheres também têm um conhecimento ligeiramente  maior das alterações climáticas do que os homens – concordando que a sua influência já pode ser vista, que é causado pelo homem e que os cientistas pensam que já está ocorrendo. As mulheres são também ligeiramente mais preocupadas com o aquecimento global do que os homens.
Segundo os pesquisadores, esta diferença pode ter variadas implicações importantes. Pode significar que mulheres são mais propensas a comprar aparelhos eficientes em termos energéticos e veículos híbridos do que os homens, ou que votam para candidatos políticos diferentes. E será que elas conversam com seus filhos de maneira diferente sobre o aquecimento global?
Essas são apenas suposições da forma como isso afeta a vida de ambos os sexos, mas tais questões ainda devem ser respondidas.
Os pesquisadores afirmaram que a diferença de pensamento e preocupação entre homens e mulheres sobre a mudança climática não pode ser explicada pelo papel que eles desempenham – como ser uma dona de casa, um pai, ou empregados em tempo integral.
Em vez disso, a divisão é mais provável explicada pelas características que as pessoas aprendem como parte de seu gênero. A masculinidade é associada ao descolamento, controle e domínio, enquanto a feminilidade é associada ao apego, empatia e cuidado. Tais traços femininos podem tornar mais fácil para as mulheres sentir preocupação com as consequências potencialmente desastrosas do aquecimento global.

Fonte: HYpescience / LiveScience.

Nenhum comentário: