Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Campanha visa sensibilizar sobre importância das matas ciliares

     
Desde 2012, o Instituto Ambiental Vidágua, com sede em Bauru (SP), e o Instituto Pró-Terra, com sede em Jaú (SP), realizam um projeto envolvendo mais de 60 municípios da região centro-oeste e noroeste paulista. O principal objetivo é mobilizar diversos setores sociais pela conservação e recuperação das matas ciliares das bacias hidrográficas Tietê-Batalha e Tietê-Jacaré. Durante dois anos, a equipe técnica do projeto financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) buscou formatar a Campanha “Da mobilização à floresta”.

Entre as principais atividades realizadas estão reuniões do conselho gestor da Campanha, seminários, cursos gratuitos sobre mudas e sementes nativas e duas expedições pelos rios Jacaré-Pepira e Batalha para registro da situação das matas ciliares. A equipe prepara agora os seminários finais do projeto, que serão realizados ainda este mês nos municípios de Jaú, dia 24, e Bauru, dia 27. O objetivo dos seminários é reunir representantes de diversos setores sociais atuantes na região para definir prioridades e uma agenda de ações estratégicas em defesa das matas ciliares.
Importância das matas ciliares
O Código Florestal protege áreas consideradas relevantes para o equilíbrio ambiental. Dentre as classificações, temos as Áreas de Preservação Permanente (APP), que incluem, entre outras, as matas ciliares. O nome foi inspirado nos cílios humanos, que protegem nossos olhos de agentes poluentes externos. O mesmo ocorre com as matas ciliares, que têm a função de proteger os cursos d´água contra erosões, assoreamentos, proteger e alimentar a fauna local, evitar enchentes, filtrar eventuais resíduos sólidos, químicos (tais como agrotóxicos e fertilizantes) proteger o solo e restaurar serviços e funções dos ecossistemas.
O site oficial da Campanha “Da mobilização à floresta” é www.vidagua.org.br/damobilizacaoafloresta
Serviço:
Seminários finais do projeto “Da mobilização à floresta”:
- Dia 24 de janeiro, 8h30-12h00, na Fatec Jahu, Rua Frei Galvão, s/n.º, Jd. Pedro Ometto, Jaú (SP)
- Dia 27 de janeiro, a partir das 8h30, no anfiteatro do SENAC, Av. Nações Unidas, 10-22, centro, Bauru (SP)

Nenhum comentário: