Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de maio de 2010

VIDA ANIMAL : Cão, amigo do homem e da vaca

Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem. Mas a natureza é tão surpreendente que, na Serra Catarinense, o cachorro é, também, o melhor amigo da vaca.

O inusitado ocorre na casa do agricultor Roberto Carlos De Bona, 36 anos, morador do Reassentamento Nova Cachoeirinha, em Campo Belo do Sul. Roberto e a mulher, Cleonice, 28, são gaúchos e há seis anos precisaram se mudar para Campo Belo do Sul devido à construção de uma hidrelétrica e a consequente inundação da área onde moravam.

Em Santa Catarina, tiveram uma filha, Carla, hoje com três anos e sete meses. Antes de Carla, uma outra figura existia na vida do casal. É o Urtiga, cachorro sem raça definida e cujo nome é uma referência ao município gaúcho de São João da Urtiga, onde o cão nasceu e os pais de Cleonice vivem atualmente.

Com o nascimento de Carla, Urtiga encontrou com quem brincar enquanto Roberto e Cleonice trabalham na produção de milho, soja, feijão, fumo e leite. Mas, há dois meses, uma nova companhia surgiu na vida de Urtiga. É a Joaninha, filha de uma das sete vacas leiteiras que ajudam a incrementar a renda da família.

Joaninha fica fechada em uma pequena mangueira no galpão, atrás da casa, mas recebe a visita constante de Urtiga. Roberto e Cleonice contam que os dois animais se dão bem.

A vaca não tem medo do cão, e vice-versa. Eles parecem gostar um do outro. Quando Roberto ou Cleonice dão leite a Joaninha com uma mamadeira improvisada em uma garrafa pet, Urtiga fica por ali esperando um pouco do líquido.

Urtiga e Joaninha protagonizam constantes manifestações de carinho um pelo outro. Os dois animais aproximam as cabeças, se acariciam com os focinhos e se lambem como um legítimo beijo na boca. Os moradores da cidade se surpreendem.
*****************************
FONTE : jorn. PABLO GOMES, Campo Belo do Sul (Diário Catarinense, 28/5/2010)

Nenhum comentário: