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sexta-feira, 21 de maio de 2010

JEFF OLSON : Louco por bicicleta

Conhecido mundialmente por seu ativismo em favor do transporte sustentável e pela criação de inúmeros projetos que valorizam as atividades ao ar livre e os espaços verdes, o arquiteto americano Jeff Olson é sócio da Alta Planning + Design, localizada no estado de Nova York (EUA). Entre os projetos da Alta Planning + Design, está uma ciclovia de cerca de 500 quilômetros em processo de implementação em Dubai. Olson veio ao Brasil em março para participar da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CiCI 2010), em Curitiba.

EcoAgência - As vendas de carro são cada vez maiores, principalmente na América Latina. É possível afirmar que o transporte sustentável ocupa parcela expressiva no total das viagens realizadas hoje no meio urbano?
Jeff Olson - Eu acredito que sim. As práticas de caminhada e ciclismo já são meios de transporte significativos. Cada deslocamento, mesmo que incorpore o uso de um carro, inicia com uma caminhada. Para que o transporte público tenha qualidade é preciso que a clientela seja capaz de caminhar e andar de bicicleta até uma estação de trem ou ônibus e retornar delas.

EcoAgência - Qual será o papel do sistema de transporte sustentável num mundo em que ainda as companhias de petróleo são muito poderosas e que o transporte em si é inteiramente dependente dos combustíveis fósseis?
Jeff Olson - Mesmo as empresas de petróleo estão reconhecendo a necessidade de ser sustentáveis. O transporte sustentável é a solução para gerar equilíbrio no nosso sistema convencional e, então, diminuir a dependência por combustíveis minerais.

EcoAgência - A sua empresa está passando por uma fase de crescimento na atualidade? Em caso positivo, você poderia quantificá-lo e indicar de onde esses projetos estão vindo?
Jeff Olson - A nossa companhia tinha menos de 10 pessoas nos anos 1990, sendo que agora contamos com 65 funcionários na equipe, que respondem por projetos nos Estados Unidos e no exterior. Nos Estados Unidos, os projetos são financiados por fundos federais para incentivar a prática de caminhada e ciclismo. No exterior nosso portfólio inclui trabalhos no México, China e Dubai. Nós somos uma empresa totalmente focada em projetos de pedovias e ciclovias, e por isso temos atraído interesse global.

EcoAgência - Como é possível prever o crescimento do transporte sustentável no mundo?
Jeff Olson - Mudança climática, saúde pública, economia sustentável e segurança no trânsito permeiam o nosso trabalho. Aumentar o número de comunidades de pedestres e ciclistas é uma idéia popular porque oferece soluções para todos esses assuntos. Esses são os desafios da próxima geração, e o transporte sustentável vai crescer na onda dessas tendências.

EcoAgência - Poderia descrever quais são os maiores benefícios das ciclovias, carros compartilhados e outros meios de transporte sustentáveis para diminuir a poluição?
Jeff Olson - Cada viagem que uma pessoa faz caminhando ou pedalando é bom para o ambiente e para a qualidade de vida dos cidadãos. Isso é o que faz o transporte sustentável único – a habilidade de que uma ação individual seja conectada com um bem maior.

EcoAgência - No Brasil, os meios alternativos de transporte estão engatinhando. Passamos no momento por uma fase de consumo de veículos que os países desenvolvidos tiveram no passado. As ruas estão cheias de carros. Recentemente, o governo brasileiro deu incentivos para a indústria do carro reduzindo o imposto industrial (IPI), o que desencadeou um aumento na venda de carros. Por que o governo brasileiro faz o oposto do que se preconiza para combater o aquecimento global? O que é necessário para desenvolver o transporte sustentável em países em desenvolvimento?
Jeff Olson - Essa é uma ótima pergunta para se fazer a um americano – o nosso país, nossas cidades e subúrbios estão lidando com os mesmos desafios. Há casos de sucesso em todo o mundo, inclusive no Brasil. Eu fiquei impressionado em ver as magníficas ruas para pedestres em Curitiba, assim como o sistema de Bus Rapid Transit (sistema que leva para o transporte de ônibus conceitos do metrô, como embarque no mesmo nível e o pagamento da tarifa antes de embarcar) e novas ciclovias, na minha visita mais recente. De maneira geral, eu diria que existem três pontos que precisam ser mudados no nível cultural: uma parceria que inclui 1) o setor público fornecendo políticas e recursos, 2) as ONGs estimulando participação comunitária e inovação e 3) e o setor privado provendo liderança e valor econômico. Por exemplo, nos Países Baixos, grandes companhias criaram um programa que reduz em 20% a necessidade do uso de transportes convencionais, com a distribuição entre os funcionários de vale-transporte, oferecendo estacionamento seguro para bicicletas e criando escalas de trabalho mais flexíveis.

EcoAgência - Fale sobre as tendências de transporte sustentável nos EUA e Europa?
Jeff Olson - De muitas maneiras, a Europa está liderando em transporte sustentável, por meio da criação de grandes cidades que são orientadas para as pessoas. Paris está mudando as vias do Sena para espaço verde. Copenhagen e Amsterdam têm 25% da sua ocupado com o transporte de bicicleta. Nos Estados Unidos, nós estamos vendo muitas cidades tentando alcançar o mesmo sucesso, incluindo Portland, Minneapolis, Chicago e Nova York. A tendência é que o transporte sustentável aumente, e se as cidades do mundo dividirem ideias, nós vamos todos aprender uns com os outros. Estamos envolvidos no Programa Nacional de Comunidades Amigas do Ciclismo, criado pela liga de ciclistas norte-americanos. O programa é baseado em cinco áreas: engenharia, educação, aplicação de regras, encorajamento e evolução. Todas estas áreas precisam estar balanceadas para se chegar a soluções de sucesso. O ideal é trabalhar com profissionais de saúde, escolas, dirigentes comunitários, empresários locais... todos com uma visão comum. Partilhando a visão de futuro de várias pessoas, nós temos a oportunidade de fazer do mundo um lugar melhor para se viver.
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FONTE : Glauco Menegheti, especial para EcoAgência de Notícias

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