Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Imagens em alta resolução do Oceano Ártico ajudarão cientistas


Cerca de 700 fotos que mostram trechos de gelo sobre o mar de seis áreas do Oceano Ártico, e mais 500 imagens apresentam locais dentro dos Estados Unidos, foram disponibilizadas pelo governo americano para estudos das mudanças climáticas.

As imagens divulgadas têm resolução de cerca de 1 metro, uma melhora considerável em relação às fotos disponíveis até então, disse o cientista Thorsten Markus, do Centro de Voo Espacial Goddard, da Nasa.

Durante os meses do verão, poças de água causadas pelo derretimento do gelo formam-se sobre os blocos que flutuam no oceano. Essas poças podem ter até 30 metros de comprimento. A água ali é mais escura que o gelo ao redor, absorvendo calor.

As melhores resoluções disponíveis dessa descrição tinham, até então, definição de 15 a 30 metros, disse Markus. Nessa proporção as análises do gelo do Ártico, que podem ter um grande impacto no clima mundial, ficavam sujeitas a falhas.

Análise fotográfica

As imagens foram feitas pelo Programa Medeia, que permite que cientistas solicitem que fotos com qualidade de espionagem sejam feitas de partes do planeta consideradas importantes para o estudo do meio ambiente.

Pesquisadores haviam requisitado imagens do Ártico durante a temporada de derretimento do gelo. Só as consideradas adequadas para divulgação pública foram liberadas pelo governo americano. As fotos podem ser vistas na internet, em http://gfl.usgs.gov/ .
********************************************
FONTE : Leticia Freire, do Mercado Ético (com informação da Agência Reuters)

Nenhum comentário: