Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de julho de 2009

IGREJA ECOLÓGICA - Tubarão, SC


Um templo de fé e de plástico
Religioso construiu igreja a base de garrafas pet no Sul do Estado

Amigos de Cristo e da natureza. Uma pequena igreja inaugurada no final do ano passado em Tubarão, no Sul do Estado, chama a atenção pelo nome pouco conhecido – Amigos de Cristo – e pelo material com o qual foi construída: mais de 10 mil garrafas pet. O material permite aproveitar a luz do sol, além de uma boa economia na execução. Sem contar o fato de que o plástico que tomou o lugar dos tijolos não virou lixo.

O idealizador do projeto é o eletricista e fundador da Amigos de Cristo na cidade, Jeremias Ferreira, 51 anos. A ideia de utilizar as garrafas pet surgiu durante um culto em uma igreja de outra cidade.

– Foi como uma revelação que surgiu diante de mim. Já era tempo de fazer uma pequena igreja, pois as celebrações aconteciam na garagem de casa e o espaço era pequeno – explica o religioso.

Para juntar o material necessário, Ferreira contou com a ajuda dos 15 companheiros da igreja, vizinhos, donos de bares e lanchonetes e até da criançada do bairro, que recebia uma bala por garrafa pet encontrada. Após quatro meses de trabalho, a igreja ecológica estava pronta.

Alicerce, estrutura e telhado precisaram ser feitos com materiais convencionais, mais resistentes. O que chama a atenção mesmo são as paredes e acabamentos: tudo de material plástico. Para não correr o risco de ver as paredes desmoronarem, as garrafas foram assentadas sobre o cimento, o que deixou tudo bem firme e impediu a passagem do vento e da água da chuva.

–No último vento forte as casas vizinhas perderam algumas telhas, mas aqui nenhuma garrafa saiu do lugar – comemora o pastor.

Cortinas foram feitas de tampinhas

A cobertura com telhado de fibrocimento também é revestida com as garrafas, o que garante uma boa proteção em caso de chuva de granizo. Dentro do pequeno templo as lâmpadas ficam desligadas durante o dia, já que a luz do sol entra pelas paredes.

Alguns acabamentos e enfeites chamam a atenção, como as flores do altar, todas feitas de plásticos das garrafas, e uma cortina, confeccionada a a partir de tampinhas reaproveitadas.

No telhado, alguns pneus velhos ganharam a função de cumieiras. Na porta principal, o paralamas de uma carreta foi transformado em toldo. A igreja custou R$ 2 mil. Se fosse de alvenaria comum, seriam necessários mais de R$ 10 mil.
************************************************
FONTE : MARCELO BECKER,Tubarão,SC (diario.com.br)

Nenhum comentário: