Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cresce interesse por fontes nucleares de energia, diz Aiea


Segundo agência da ONU, 60 países estão estudando adotar medidas como parte de um pacote energético e 20 já poderiam fechar um programa atômico até 2030.

A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, informou que um total de 60 países estão analisando fontes nucleares de energia para seus programas nacionais.

De acordo com o vice-diretor-geral de energia nuclear da Aiea, Yury Sokolov, a agência deve prestar assistência técnica a 38 programas de países e seis iniciativas regionais até 2011.

Projetos

Ele fez a declaração na abertura de um workshop, que termina nesta quinta-feira, na sede da agência, em Viena, na Áustria.

Entre os países que apresentaram projetos no workshop estão Brasil, Vietnã, Ucrânia e Gana.

A Aiea informou que até 2030, pelo menos 20 países-membros da agência devem colocar seus programas nucleares em prática.

O interesse pelo uso de energia atômica, para fins pacíficos, tem aumentado nos últimos anos. Segundo os especialitas, um dos motivos é o crescimento da demanda global por energia que deve continuar com o desenvolvimento de países mais pobres e com melhorias no padrão de vida de vários povos.

Para ouvir esta notícia clique em http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2009/0907231i.rm ou acesse: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/167236.html
***********************************************
FONTE : Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York (Envolverde/Rádio ONU)

Nenhum comentário: