Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de julho de 2009

FLORIANÓPOLIS : repovoamento com frutíferas


FOTO : mudas de jambolão
*******************************************
Moradora de Florianópolis, Angelita Aparecida de Jesus, 36 anos, relembra que, quando criança, colhia goiabas e jambolões no pé. Hoje, diz para os filhos que os prédios tomaram o lugar das árvores. Para dar um pouco mais de verde à cidade, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) está plantando espécies frutíferas em algumas regiões da Capital.

O Programa Bosque das Frutíferas começou há dois anos e meio, no Bairro Agronômica, região central de Florianópolis. No projeto piloto, 100 mudas foram plantadas. Angelita passa pelo menos uma vez por semana no local e ainda não havia percebido os pés de goiaba, acerola, carambola e aroeiras que já estão crescidos.

– Agora vou observar e sou até capaz de pegar goiaba aqui – brincou.

O coordenador da Gerência de Praças, Arborização Pública da Floram, Luiz Pazini, diz que desde o começo do ano foram plantadas 160 mudas de árvores no Bairro Costeira, 120 no Bairro Saco dos Limões e 150 na Via Expressa Sul. O Parque de Coqueiros, região continental, também ganhou 14 mudas.

– Cortamos o mato, limpamos e plantamos. Além disso, procuramos cultivar espécies nativas, que quase não víamos mais, como a cabeludinha.

A comunidade que observar algum matagal ou área verde descuidada, que sirva para o programa, pode entrar em contato com a Floram pelo telefone (48) 3225-0322.
***************************************
FONTE : DC, edição de 27/julho/2009.

Nenhum comentário: