Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Atores pedem a Lula criação de PAC ambiental


FOTO : Christiane Torloni
************************************
Representantes do movimento Amazônia para Sempre, os atores Victor Fasano e Christiane Torloni, pediram ontem (4) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a criação de um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ambiental. Eles entregaram ao presidente o manifesto Amazônia para Sempre que reúne mais de um milhão de assinaturas pedindo a preservação da floresta.

Para o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o encontro dos artistas com o presidente foi emblemático no momento em que a política ambiental é atacada.

“Acho que o presidente ficou muito sensibilizado e neste momento tão difícil que estamos vivendo em relação aos ataques à legislação ambiental, quero dizer que foi completamente estratégico, porque fez a diferença”, disse Minc, depois do encontro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência da República.

Os artistas criticaram a aprovação quarta-feira (3), no Senado, da Medida Provisória 458 que regulariza propriedades na Amazônia Legal. A MP permite à União transferir, sem licitação, terrenos de até 1,5 mil hectares, aos ocupantes dessas áreas. O texto enviado pelo Executivo sofreu alterações no Congresso Nacional e agora segue à sanção presidencial.

Mas, segundo Christiane Torloni, a sociedade vai se levantar contra a medida. “Não é uma coincidência. Desde a [saída da] ministra Marina Silva, começou a se apertar o cerco. A gente não pode dar terra a laranja, a grileiro”, protestou a atriz, referindo-se à saída, em 2008, de Marina Silva do comando do ministério do Meio Ambiente.

O ministro disse que não pediu ao presidente Lula vetos à medida provisória, mas debaterá o assunto com outros ministros, como Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário.

Os artistas aproveitaram o evento para reivindicar desmatamento zero da floresta até 2015 e para pedir que a União continue responsável pela formulação da política ambiental.

O presidente Lula assinou o manifesto levado pelos artistas na véspera da comemoração do Dia do Meio Ambiente. Ele e Minc viajarão hoje (5) para Abrolhos e Caravelas, na Bahia, onde anunciarão a criação de quatro unidades de conservação ambiental.
********************************
FONTE : (Envolverde/Agência Brasil)
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Nenhum comentário: