Blog com notícias de Ecologia atualizado diariamente. Publica notícias de outros blogs similares, ONGs, instituições ambientalistas, notícias jornalísticas e oficiais, fotos, críticas, poemas, crônicas, opiniões. A FONTE e o AUTOR são rigorosamente citados sempre.
segunda-feira, 29 de maio de 2023
Aumenta o número de empresas que investiram em energia limpa
Grupo IBL apostou nos painéis solares e conseguiu uma redução significativa nas contas de energia
O Brasil alcançou um marco significativo em 2022 ao acumular 24 gigawatts (GW) de potência operacional solar, colocando o País em oitavo lugar na lista dos dez países com maior potência instalada acumulada de fonte solar fotovoltaica.
Dados do infográfico da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) mostram que os setores de indústria, comércio e serviços tiveram um papel fundamental no avanço da energia solar em território brasileiro. Esses setores representam 49,1% da potência instalada em energia solar no Brasil.
A IBL Logística, localizada em Guarulhos (SP), é uma das empresas que investiram nesse sistema. Em maio de 2022, a companhia – que oferece serviços de transportes aéreo para cargas de todos os segmentos, sendo os principais voltados ao mercado farmacêutico, eletrônico e alimentício – começou a operar com painéis solares e conseguiu uma economia mensal de uma média de dez mil reais, na conta final de energia.
O investimento realizado pelo grupo teve como principal proposta a redução de emissões de CO² e poluentes no ar. “A implementação de painéis solares foi fundamental para o nosso objetivo principal, que é a preservação do meio ambiente. Em 2022, consumimos em média 35 mil kWh, por mês de energia limpa”, explica Alexandre Lanutti Christino, engenheiro elétrico e gestor de manutenção do Grupo IBL.
A companhia optou pela instalação de sistema de energia fotovoltaica On-grid (ou seja, aquele interligado com rede da concessionária que injeta energia excedente produzida pela usina) e, com isso, obteve mais economia.
De acordo com o executivo, o aporte inicial para a instalação fechou na casa dos R$ 1,5 milhão, com o retorno previsto para em uma média de 60 meses. A empresa não comercializa o consumo excedente, uma vez que, utiliza 100% do que produz.
“Aqui, os setores que têm mais demanda de energia são os alimentícios e os fármacos, uma vez que dispomos de área de 4.000m² climatizada no armazém do alimentício com range de temperatura entre 15ºC a 25ºC. Já na área do fármaco, três câmaras com temperaturas de 2ºC a 8ºC, sendo uma câmara de (-20ºC), oitenta ultrafrezzers (-70ºC), um ultra-conteiner (-35ºC) e mais sete ultra-conteiners (-70ºC). Em breve, atenderemos também a demanda pelos veículos elétricos, em especial, os caminhões da frota do grupo”, diz.
Além de contribuir com o meio ambiente, o investimento em ações sustentáveis contribui não só com a economia, mas também para reputação de uma empresa. “Estamos em um momento que o consumidor não está só preocupado com a qualidade e preço dos produtos, eles querem saber como os processos são feitos, quais são as nossas missões e visão para o futuro. Neste sentido, a IBL Logística está intensificando não apenas a qualidade dos serviços, mas também na preservação do meio ambiente”, pontua. (Envolverde)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário