Blog com notícias de Ecologia atualizado diariamente. Publica notícias de outros blogs similares, ONGs, instituições ambientalistas, notícias jornalísticas e oficiais, fotos, críticas, poemas, crônicas, opiniões. A FONTE e o AUTOR são rigorosamente citados sempre.
quarta-feira, 11 de maio de 2022
A tragédia de Aracaçá e a resistência em forma de aliança
James,
O mais recente episódio de violência contra a comunidade yanomami de Aracaçá tem mobilizado milhares de pessoas no Brasil. As investigações estão em curso e há ainda poucas informações confirmadas sobre o que de fato ocorreu na aldeia, que há muitos anos sofre com a presença de garimpeiros ilegais e toda sorte de violência perpetrada pelos invasores. Leia a mais recente nota da Hutukara Associação Yanomami sobre a tragédia humanitária que assola Aracaçá e o recente histórico de violência que atinge seus moradores, por conta da invasão garimpeira.
Dramas como esse vivido por Aracaçá é infelizmente recorrente em outras comunidades da Terra Yanomami e também em outros territórios indígenas da Amazônia brasileira, segundo levantamento do MapBiomas a área ocupada pelo garimpo nas TIs da Amazônia cresceu 495% entre 2010 e 2020. Os territórios Kayapó (PA), Munduruku (PA) e Yanomami (RR) são, respectivamente, os mais impactados pela exploração ilegal de ouro empreendida por empresários, políticos e pelo crime organizado.
Mas existe resistência e muita luta. Unidos pela proteção dos seus territórios, lideranças dos povos Kayapó, Munduruku e Yanomami marcharam juntos no 18º Acampamento Terra Livre (ATL), realizado em Brasília, de 4 a 14 de abril de 2022, com o objetivo de fortalecer a Aliança em Defesa dos Territórios, união histórica entre povos que já foram inimigos no passado distante, mas que hoje lutam contra o mesmo inimigo: o garimpo ilegal.
A grande liderança Alessandra Korap Munduruku afirma: "Esse cenário que nós estamos vivendo é de união mesmo, pois todos os povos sentem o impacto que o garimpo traz. A gente fala, a gente grita, mas as pessoas estão mesmo assim querendo entrar no garimpo. Eles querem acabar com os territórios indígenas, como se dinheiro comprasse vida".
Assim como Alessandra, outras lideranças Munduruku, Kayapó e Yanomami denunciam que o garimpo é uma doença levada pelos brancos para dentro dos territórios. Juntas e juntos, eles reforçam a determinação de seguir na luta pela garantia dos seus direitos.
Junte-se ao ISA!
Venha com a gente apoiar a Aliança em Defesa dos Territórios
Quero me juntar ao ISA!
Bruno Weis
Instituto Socioambiental - ISA
Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue ou envie um whatsapp para (11) 93500 1149 e fale com Mariana Barros ou escreva para relacionamento@socioambiental.org
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário