Blog com notícias de Ecologia atualizado diariamente. Publica notícias de outros blogs similares, ONGs, instituições ambientalistas, notícias jornalísticas e oficiais, fotos, críticas, poemas, crônicas, opiniões. A FONTE e o AUTOR são rigorosamente citados sempre.
quarta-feira, 9 de março de 2022
Frequência de eventos do El Niño deve aumentar até 2040
University of Exeter*
El Niño – o aquecimento incomum das águas superficiais no leste do Oceano Pacífico tropical – afeta o clima, os ecossistemas e as sociedades em todo o mundo.
O estudo examinou quatro cenários possíveis para futuras emissões de carbono e encontrou um risco aumentado de eventos El Niño em todos os quatro.
Isso significa que os eventos do El Niño e os extremos climáticos associados agora são mais prováveis, independentemente de quaisquer ações de mitigação significativas” para reduzir as emissões, alertam os pesquisadores.
O autor principal Dr Jun Ying, do Segundo Instituto de Oceanografia, Ministério de Recursos Naturais da China e da Universidade de Exeter, disse: “Sabemos de estudos anteriores que, ao medir as mudanças do El Niño em termos de mudanças de chuva no Pacífico equatorial , os modelos preveem um aumento na frequência de eventos.
“Este estudo mostra que essas mudanças podem acontecer após as próximas duas décadas.”
O estudo, publicado na Nature Climate Change , examina o “tempo de surgimento” das mudanças no Pacífico tropical usando modelos climáticos de última geração.
O tempo de emergência é definido como quando o sinal da mudança climática emerge do ruído de fundo usual da variabilidade climática natural.
Ao observar as mudanças nos padrões de chuva do El Niño, a melhor estimativa do tempo de surgimento das mudanças converge em 2040 em todos os quatro cenários de emissões considerados.
O coautor Professor Mat Collins, da Universidade de Exeter e parte do Global Systems Institute , acrescentou: “O que nos surpreendeu é que as mudanças surgem independentemente do cenário que observamos.
“Como a chuva nos trópicos está associada às temperaturas mais quentes da superfície do mar (SSTs), são as mudanças relativas na SST que são mais importantes do que a mudança absoluta.
“Isso nos leva à conclusão bastante clara de que essas mudanças são essencialmente inevitáveis”.
O estudo “Emergence of Climate Change in the Tropical Pacific” foi realizado pelo Dr. Ying como parte de uma visita patrocinada pelo Conselho de Bolsas Chinesas de um ano à Universidade de Exeter
Referência:
Ying, J., Collins, M., Cai, W. et al. Emergence of climate change in the tropical Pacific. Nat. Clim. Chang. (2022). https://doi.org/10.1038/s41558-022-01301-z
Article has an altmetric score of 102
Henrique Cortez *, tradução e edição.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário