Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Senac e Instituto STOP Hunger Brasil se unem para combater a fome por meio da redução do desperdício de alimentos

6ª Edição do Feed Truck atenderá pessoas acolhidas pela Pousada da Esperança, no dia 22 de setembro. Evento encerra série de atividades da Semana Senac de Cidadania
O Instituto STOP Hunger Brasil, organização sem fins lucrativos criada e mantida pela Sodexo com o objetivo de combater a fome e a má nutrição, realiza no dia 22 de setembro a 6ª Edição do Feed Truck, que terá a distribuição de alimentos às pessoas atendidas pela Pousada da Esperança, na zona sul de São Paulo. Neste ano, a iniciativa fará parte da Semana Senac de Cidadania, promovida pelo Centro Universitário Senac, de 17 e 22 de setembro.
Semana Senac de Cidadania, que será realizada nos campi Santo Amaro e Águas de São Pedro, traz ações voltadas para sustentabilidade, inclusão e responsabilidade social para a comunidade. A programação é diversificada e tem exposições, oficinas e workshops, como feira de economia criativa e cidadã, instalação sensorial inclusiva, estação de conversão de energia solar em energia elétrica, corte de cabelo solidário, campanha de descarte de lixo eletrônico e mesa-redonda sobre empreendedorismo e inovação em sustentabilidade.
Além das atrações oferecidas nos campi, há eventos externos, como a ação na Casa da Criança e do Adolescente (CCA) que irá propiciar uma noção contábil e financeira aos jovens, e a de combate à fome na Pousada da Esperança em Santo Amaro. As ações estão alinhadas ao compromisso do Senac em adotar e difundir iniciativas que aliem responsabilidade ambiental às práticas de desempenho organizacional e de responsabilidade social.
Feed Truck – As atividades do Feed Truck começam na sexta-feira (21/9) quando haverá uma “colheita urbana“ de alimentos reaproveitáveis em parceria com a organização Banco de Alimentos de São Paulo feita por um Food Truck disponibilizado pela Sodexo On Site. No sábado, (22/9), das 8h30 às 14 horas, ocorre o preparo e a entrega de refeições na frente da Pousada da Esperança em Santo Amaro.
Aproximadamente 150 quilos de alimentos excedentes, sem valor comercial ou próximos ao prazo de vencimento deverão ser recuperados, o que poderá atender mais de 300 frequentadores da organização em situação de vulnerabilidade alimentar. O cardápio será preparado por professores e alunos de gastronomia do Centro Universitário Senac e chefs da Sodexo, todos voluntários. A ideia é aproveitar integralmente os alimentos coletados, que serão triados, higienizados e preparados e, posteriormente, servidos gratuitamente à população.
Além de combater a fome, a iniciativa visa chamar atenção da sociedade para o grande volume de alimentos desperdiçados diariamente no país e, ainda, sobre os cuidados com a preservação do meio ambiente quando o assunto é alimentação. Nesta ação, serão utilizados materiais descartáveis biodegradáveis que se decompõem em até seis meses na natureza.
O Feed Truck é reconhecido como uma das 12 práticas sustentáveis mais promissoras do mundo no campo da alimentação e utiliza um food truck para recolher alimentos que seriam desperdiçados em restaurantes, mercados ou feiras e “transformá-los” em comida saudável e de qualidade.  “Iniciativas como o Feed Truck reforçam a missão do Instituto e mostram na prática como a redução do desperdício de alimentos contribui para combater a fome e a má nutrição. Contamos com a participação de todos nesta ação para engajar cada vez mais voluntários em torno do nosso propósito”, afirma Fernando Cosenza, presidente do Instituto STOP Hunger. (#Envolverde)
Serviço:
Semana Senac de Cidadania
Datas: 17 a 22 de setembro
Programação no site: http://bit.do/ewA9j

Nenhum comentário: