Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

AGAPAN : 40 ANOS !

Herdeira da União Protetora da Natureza – UPN, presidida por Henrique Luiz Roessler na década de 1950, a fundação da AGAPAN – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, em 27 de abril de 1971, marcou a história da ecologia no Rio Grande do Sul e no Brasil, sendo diretamente responsável por muitas conquistas sociais favorecendo a qualidade de vida e a conservação de sítios naturais.

Apenas cerca de cinco meses depois, foram fundados no Canadá o GreenPeace e a Rede Amigos da Terra Internacional (Friends of the Earth International) na Europa.

Na verdade, foram duas AGAPANs, uma em Porto Alegre e outra em São Leopoldo, esta com atuação mais local progredindo nos anos 80 até mudar de nome e tornar-se a UPAN – União Protetora do Ambiente Natural, nome que é uma mistura de homenagem à UPN e AGAPAN.

A primeira ganhou grande impulso com a atuação de nomes como José Lutzenberger, Fernando Sampaio, Augusto Carneiro e outros pioneiros, havendo repercussão das iniciativas na imprensa da Capital, e em todo o país, ajudando a ampliação do movimento no Estado.

Na Assembléia Geral de fundação da Agapan, em Porto Alegre (no auditório do INSS, na av. Borges de Medeiros), foi eleita a primeira diretoria liderada por José Antônio Lutzenberger que proferiu, na ocasião, a sua primeira palestra pública intitulada “Por uma ética ecológica“, publicada no Correio do Povo em 29/8/1971.
**********************
FONTES : Agirazul e Preservando

Nenhum comentário: