Powered By Blogger

sábado, 31 de julho de 2010

VOLUNTÁRIO QUE DEFENDIA ANIMAIS É ASSASSINADO EM BAGÉ, RS

Este blog empresta sua solidariedade aos familiares do morto e aos companheiros de luta a favor dos animais errantes da cidade de Bagé, interior do RS. E espera que as autoridades da cidade tomem drásticas providências na elucidação de tão tenebroso crime, que macula o prestígio da cidade. Espero também que o Centro de Castração e Tratamento de Animais Errantes receba o apoio REAL que merece receber. É patético que uma cidade como Bagé, que se tornou historicamente notabilizada pela virilidade de seus filhos, não tenha homens com coragem para guarnecer um estabelecimento de tão grande importância, deixando o local entregue aos malfeitores alegando medo de ratinhos...
Prof. James Pizarro, prof. da UFSM, aposentado.
*************************************

"A morte de Balbino Jardim Botesele causou comoção e indignação. O trabalhador rural, de 29 anos, foi assassinado na madrugada de quinta-feira, durante um assalto ao Centro de Castração e Tratamento de Animais Errantes. A chácara, de 32 hectares, localizada no Passo do Viola, com acesso pela Estrada da Serrilhada, é utilizada pelo Núcleo Bageense de Proteção aos Animais São Francisco de Assis (NBPA) para o tratamento de cães e outros animais vítimas de maus-tratos.
O corpo de Botesele foi encontrado caído dentro do prédio utilizado para os procedimentos cirúrgicos veterinários, próximo às baias onde os animais ficam alojados para recuperação. A primeira pessoa a ver o homem foi a mulher de um dos funcionários do núcleo. Ela chegou pela manhã, por volta das 8h, para realizar a limpeza do local, quando se deparou com a vítima no chão. O caseiro imediatamente chamou a vice-presidente do núcleo, Cleonice Rezende.
Uma equipe do Samu foi acionada, mas quando os paramédicos chegaram à chácara Botesele já não apresentava sinais de vida. Logo em seguida, duas viaturas da Brigada Militar isolaram o perímetro ao redor do prédio. Uma equipe volante de investigação da Polícia Civil esteve no local do crime.
De acordo com o delegado Luís Eduardo Sandim Benites, o centro de castração do núcleo é alvo habitual de arrombadores. Os investigadores já teriam alguns suspeitos dos arrombamentos, mas, conforme Benites, não há como associá-los ao assassinato de Botesele. “Não podemos dizer se os arrombadores investigados são os mesmo que cometeram esse crime”, observou o delegado. A polícia já teria encaminhado ao judiciário pedidos de mandados de prisão, busca e apreensão contra os suspeitos investigados pelos ataques ao núcleo.
Ainda segundo o delegado, a investigação trabalha com a tese de latrocínio, pois foi relatado pela direção do núcleo que foram levados vários frascos e embalagens de medicamento de uso veterinário, além de equipamentos cirúrgicos. Após analisar o local do crime, Benites contou ter observado um orifício na porta, provavelmente causado por disparo de arma de fogo. A polícia acredita que mais de uma pessoa tenha invadido o local. Os peritos constataram um ferimento à bala no lado esquerdo; o projétil atravessou o braço da vítima e alojou-se no tórax. Nenhuma cápsula foi encontrada no local, o que sugere que a arma utilizada funcione com tambor.

Mais de 12 horas à espera da perícia

O corpo de Botesele só foi liberado por volta das 19h20min. A equipe do Instituto Geral de Perícia (IGP) de Sant’Ana do Livramento foi acionada pela manhã, mas devido a um acidente na BR 290, entre os município de Alegrete e Uruguaiana, os peritos criminais só chegarem a Bagé às 17h51min. Os familiares de Botesele esperaram mais de 12 horas pela liberação do corpo.

Histórico de crimes

Do mês de fevereiro até ontem o centro de castração sofrera cinco arrombamentos. Na madrugada de quinta foi o sexto. A direção do núcleo registrou até ocorrência de abigeato, pois foram furtados 10 cavalos e uma vaca da chácara. Os ladrões já levaram do local arames, eletrônicos, material cirúrgico de uso veterinário, motores de freezer, geladeiras e bomba d’água, extensões elétricas, botijões de gás entre outros objetos.
A morte de Botesele foi a gota d’água para os voluntários do núcleo de proteção aos animais. Cleonice lamenta que os recorrentes arrombamentos ao local tenham terminado de maneira trágica. Para a vice-presidente do núcleo, a insegurança na cidade é tamanha que atinge até a Ong. Segundo ela, uma empresa foi contratada para realizar a segurança, mas o vigilante teria se negado, pois havia ratos no local. Cleonice garante que o local é detetizado. O núcleo providenciava a instalação de um sistema de alarme. A direção estava estudando o orçamento das empresas.

Fatalidade

Botesele era irmão de uma das voluntárias do NBPA, uma funcionária da Vigilância Sanitária do município que prestava serviços no centro de castração como auxiliar de cirurgia. Filho do meio de uma família de cinco irmãos, Botesele trabalhava nos vinhedos da granja Peruzzo, e estava de férias. Atualmente separado, ele tinha um filho de 10 anos. A vítima também tentava a conclusão do Ensino Médio na Escola Carlos Kluwe.
Na quarta-feira, o NBPA havia recebido um remessa de remédios. Preocupados com os arrombamentos e furtos, os coordenadores temiam que os produtos fossem levados. Botesele se prontificou para passar a noite no local, mas não portava armas. Na manhã de ontem, foi encontrado morto com o aparelho celular na mão."
***************************
FONTE : Jornal Minuano on Line, Bagé, RS
http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=53158

2 comentários:

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
***************************
From: Karina Ramos
Sent: Saturday, July 31, 2010 7:50 PM
To: James Pizarro
Subject: RE: Morte de voluntário de animais em Bagé

Muito obrigada, James! Realmente foi uma triste notícia e parece que até agora ainda não sabem exatamente o que aconteceu. Lamentável.
Grande abraço!

Karina

Mimirabolante disse...

Que tristeza!!!A que ponto nós chegamos!!!