Powered By Blogger

sábado, 31 de julho de 2010

Relatório conclui que aquecimento global é um fato

Mais de 300 cientistas de 48 países contribuíram para o State of Climate 2009, que analisou 10 indicadores climáticos e comprovou que o planeta está sem dúvida esquentando e que a atual década será a mais quente já registrada desde 1870.

Derretimento de geleiras, temperaturas mais altas em terra e nos oceanos, aumento dos níveis dos mares e menor cobertura de neve foram alguns dos indicadores estudados por mais de 160 grupos de pesquisa ao redor do mundo para chegar a uma única conclusão: o planeta está aquecendo.

Os autores do State of Climate 2009, coordenado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), não entraram no mérito se o aquecimento é devido à ação humana ou não, mas são enfáticos ao dizer que não há mais dúvidas de que o fenômeno está acontecendo e em ritmo acelerado.

“As evidências neste relatório demonstram claramente que a Terra está aquecendo e que não há mais espaço ou tempo para desconfianças”, afirmou Tom Karl, diretor da NOAA.

Comparando medidas atuais com os dados observados desde 1870, os cientistas conseguiram perceber uma tendência constante na subida das temperaturas, aumento que teve ainda seu ritmo acelerado nas últimas décadas.

Os anos 1980 foram os mais quentes em mais de um século de observação, mas ficaram pouco tempo em primeiro do ranking, pois logo foram ultrapassados pelos anos 1990. Agora é a vez dos dez primeiros anos do século XXI estabelecer um novo recorde.

“Num primeiro momento o aquecimento de aproximadamente um quinto de grau por década pode parecer pouco, mas temos uma média de temperatura 1°C acima do que 50 anos atrás e isso já está afetando o planeta. Chuvas pesadas estão ficando mais freqüentes e ondas de calor são mais comuns e intensas”, explica o relatório.

O State of Climate 2009 enfatiza que a sociedade se desenvolveu por milhares de anos sob um estado climático e que agora um novo conjunto de condições está tomando forma.

Essas condições irão por em risco cidades costeiras, infraestrutura, suprimento de água, saúde pública e agricultura.

Indicadores

Para chegar a estas conclusões, grupos de cientistas analisaram 10 elementos fundamentais para estudar o comportamento climático de uma região. Observando esses indicadores foi possível perceber que os sete fatores que deveriam subir em um mundo mais quente subiram; e os três indicadores que deveriam declinar, caíram.

Os 10 indicadores observados foram:

- Aumento das temperaturas sobre a terra

- Aumento das temperaturas sobre os oceanos

- Maior calor nos oceanos

- Aumento na temperatura na troposfera

- Aumento da umidade

- Aumento da temperatura na superfície dos oceanos

- Aumento do nível dos oceanos

- Menos gelo flutuando nos oceanos

- Menor cobertura de neve

- Diminuição das geleiras

“Pela primeira vez uma análise agrupa dados do alto da atmosfera até as profundezas dos oceanos. Essas informações vêm de centros de pesquisas de todos os cantos do planeta e foram obtidos através de imagens de satélite, estações climáticas, navios e balões. Todo esse trabalho aponta para uma única conclusão: o mundo está aquecendo”, explicou Jane Lubchenco, da NOAA.
*********************************
FONTE : Fabiano Ávila, do CarbonoBrasil, com informações NOAA (EcoAgência)

Um comentário:

Anônimo disse...

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS

A Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (FAES), através de seu Conselho de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (COMARH), com o apoio do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA, está iniciando uma pesquisa (inéditas e em âmbito estadual) voltada ao estudo da percepção ambiental dos produtores rurais. Entre outros objetivos, a pesquisa visa assegurar à FAES informações adicionais para seu programa de conscientização ambiental do segmento dos produtores rurais. É pretensão do NEPA levar (posteriormente) esta importante pesquisa para outros Estados de modo a, progressivamente, ter o cenário da percepção ambiental nacional do segmento O NEPA acaba de concluir na Região da Grande Vitória (ES), pesquisa também inédita para a região, um estudo da percepção ambiental da sociedade frente à problemática (causas, efeitos, prós e contras) das mudanças climáticas.

Roosevelt S. Fernandes, M. Sc.
Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
roosevelt@ebrnet.com.br