Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de julho de 2010

SAFRA DA TAINHA EM SC : o mar não esteve pra peixe !

Temporada de pescaria terminou ontem,15 de julho de 2010. Foram capturadas 2,2 mil toneladas em Santa Catarina. Neste ano, nenhum pescador de Santa Catarina gritou “tainha” com fervor. Isso porque foi a pior temporada dos últimos cinco anos, segundo a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A safra 2010 em Santa Catarina deve ficar em cerca de 2,2 mil toneladas, se somadas as pescas artesanal e industrial. No ano passado, foram 5,1 mil toneladas.

Ontem, foi o último dia da temporada da tainha. A resposta para uma temporada ruim foi o frio, que demorou para chegar. Além disso, desde o início do período de pesca, em maio, houve ressaca e muita chuva.

Em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte do Estado, uma das cidades com tradição na pescaria, a safra inteira de peixes não chegou a 10 toneladas. Nos anos anteriores eram pescados entre 30 e 50 toneladas, segundo o presidente da colônia de pescadores da cidade, Jamir da Silva.

– Muitos pescadores melhoraram os equipamentos e compraram redes novas para pescar tainha, mas nem molharam a rede – disse.

Aristote de Souza, 78 anos, é pescador desde os 16. Nascido e criado em Barra do Sul, ele vem de uma família de pescadores e passou a tradição para os sete filhos:

– Eu pesco porque gosto. Agora já sou aposentado. Mas me preocupo com os meus filhos, porque hoje eles sobrevivem disso hoje em dia.

Apesar de decepcionado com a safra ruim, ele garante que o camarão, pescado depois da tainha, pode aliviar a renda de muita gente:

– Deus dá coberta conforme o frio. Temos de agradecer.
*******************************
FONTE : Diário Catarinense, 16/julho/2010.

Nenhum comentário: