Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de abril de 2010

QUINTO CONGRESSO NACIONAL DE BIOENERGIA

No período de 10 a 13 de agosto de 2010 Curitiba será sede dos mais importantes eventos ligados a energias renováveis do Brasil. Juntamente com a terceira edição da BioTech Fair – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis acontece a quinta edição do Congresso Internacional de Bioenergia.

O 5º Congresso Internacional de Bioenergia é um dos principais fóruns sobre o aproveitamento racional de energias renováveis do Brasil. Tem como participantes: empresários, técnicos, pesquisadores e profissionais da área de biomassa, biocombustíveis, geradoras de energia e energias alternativas.

A BioTech Fair 2010, tem o propósito de reunir empresas com oferta de tecnologias para produção de energia renovável, com destaque para Biomassa e Biocombustíveis a partir de resíduos agrícolas, florestal, cana e até lixo urbano.

Objetivo:

O 5º Congresso Internacional de Bioenergia tem o propósito de discutir sobre o aproveitamento racional dos resíduos das indústrias de base, colocando frente a frente técnicos e especialistas do Brasil e de outros países que utilizam esta tecnologia com sucesso, as quais podem ser naturalmente adequadas às diferentes regiões e padrões de projetos a nível nacional e até mesmo, internacional.

A busca por fontes alternativas de energia mostrou-se uma necessidade prioritária que precisa ser implementada. Alguns segmentos oferecem opções vantajosas e econômicas para auxiliar no aumento da capacidade de geração de energia no país. O grande volume de resíduos produzidos pelas indústrias madeireiras e moveleiras, em sua maioria, sem uso racional, é determinante para ações que visem incentivar alternativas viáveis e de baixo custo para que as indústrias aproveitem estes resíduos para a geração de energia.

Sua abrangência, entretanto, estende-se também a outras matérias primas abundantes, como bagaço da cana-de-açúcar, resíduos de arroz, cítricos, soja e, em muitos casos, o lixo urbano.

Há muito interesse em incentivar o uso da biomassa para a geração de energia. Pouca informação, falta de incentivo, limitações no processo produtivo ou tecnológico e ausência de motivação junto ao empresariado, são algumas das dificuldades enfrentadas.

Por isso, paralelo ao 5º Congresso Internacional de Bioenergia, a Organização do evento, apresenta uma Mostra de Produtos e Serviços relacionados à tecnologia na produção de energia alternativa. A BIO Tech Fair - 3ª Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis.

Potencial de Mercado:

O número potencial de participantes, com a oferta de equipamentos, acessórios, suprimentos, tecnologia e serviços, superam 600 empresas. Muito maior, é o número de empresas, instituições, cooperativas e municípios que poderiam ser beneficiados com o incentivo e a oferta de tecnologias adequadas para a geração de energia a partir de recursos da biomassa.

Segmentos de abrangência que estarão participando do evento:

• Fabricantes de geradores, motores, sistemas, controle e transmissão;

• Indústrias de descascadores, picadores, briquetes, facas industriais, etc.;

• Fabricantes de estufas, secadores, caldeiras, sistemas de aquecimento, exaustores, componentes e peças;

• Máquinas para o transporte e movimentação de toras, madeira, cavacos;

• Empresas de componentes, pneus, lubrificantes, ferramentas, embalagens, etc.;

• Máquinas de corte de toras e processamento primário de madeira;

• Tratores, carregadores, forwarder, acessórios e componentes;

• Caminhões, camionetes, veículos utilitários e seus acessórios;

• Empresas de consultoria, assistência técnica e planejamento;

• Empresas ligadas à energia, fios, cabos, equipamentos, transformadores, controladores, torres de transmissão, etc.;

• Sistemas de comunicação, telefonia, centrais, etc.

Público Participante:

Por ser um tema prioritário no conjunto da economia nacional, os interesses se estendem a vários segmentos da indústria, comércio, agricultura e órgãos públicos.

O perfil dos participantes do 5º Congresso Internacional de Bioenergia e da BIO Tech Fair - 3ª Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis concentra empresários, técnicos pesquisadores e estudantes, além de profissionais das áreas de madeira, painéis, móveis, silvicultura, agricultura, agroindústria, cooperativas, indústrias de sucos, álcool, empresas de geração de energia e distribuidoras, assim como lideranças governamentais, prefeitos, secretários estaduais e municipais de agricultura, meio ambiente, ciência e tecnologia, universidades, institutos tecnológicos, fornecedores e prestadores de serviços públicos. O universo do setor agroindustrial será um dos grandes beneficiados com o evento.

O objetivo principal, especial em regiões que aliam fatores importantes como grande oferta de resíduos de biomassa e/ou limitações na oferta de energia elétrica, é gerar individualmente ou com a formação de parcerias e ou cooperativas, iniciativas importantes como forma de garantir a oferta futura no fornecimento de energia elétrica, aliviando a concentração sobre as diferenciações regionais.

Estrutura de Apoio:

Um evento de proporções internacionais exige uma estrutura de apoio alicerçada no conhecimento, experiência e troca de informações.

O trabalho integra dirigentes de entidades promotoras e patrocinadoras responsáveis pelas diretrizes básicas, atuando com respaldo estratégico e político-econômico no evento.

A definição do temário, bem como, seus respectivos palestrantes, contarão com o apoio e indicação de renomados professores de Universidades e técnicos de conceituados centros de pesquisa, que abrangerão todos os temas ligados ao assunto Bioenergia, Biomassa, Biocombustíveis e afins.

Será montada uma estrutura de marketing, que atuará diretamente no processo de organização, viabilização econômica, confecção e produção do material de apoio necessário à viabilização do evento.

A coordenação estará a cargo da Porthus Eventos, que tem sua sede em Curitiba, oportunizando assim a viabilização e desenvolvimento de todo o processo de realização e organização do evento que contará com o apoio de várias entidades e universidades a nível nacional.

Local e Data:

O 5º Congresso Internacional de Bioenergia acontecerá no Expo Unimed Curitiba e Teatro Positivo - Curitiba no estado do Paraná no período de 10 a 13 de Agosto de 2010.

O espaço contempla, um auditório bem equipado com cadeiras confortáveis e sistema de sonorização e climatização, com capacidade para 1.000 pessoas, e salas de apoio e suporte para a realização de painéis com temas relacionados à Bioenergia.

O evento BIO Tech Fair - 3ª Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis acontecerá no Expo Unimed Curitiba e Teatro Positivo - Curitiba no estado do Paraná no período de 10 a 13 de Agosto de 2010.

No Pavilhão de Exposições, acontecerá a Mostra de Produtos e Serviços relacionados à tecnologia na produção de energia alternativa. A 3ª Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis - BIO Tech Fair 2010.

Haverá também espaço para a participação de empresas patrocinadoras, apoiadores técnicos, universidades, centros de pesquisa, prestadores de serviços e entidades ligadas ao tema principal do evento.

O caráter internacional do evento exige divulgações prévias, facilitando agenda e planejamento de técnicos e empresas e, principalmente, sensibilizando empresários e autoridades sobre a importância deste tema para desenvolvimento sustentável.

Histórico do Evento:

O Congresso Internacional de Bioenergia teve sua 1ª edição realizada de 18 a 21 de outubro de 2004, no Centro de Convenções MS, em Campo Grande estado do Mato Grosso do Sul - Brasil.

O evento discutiu as opções e tecnologias existentes no Brasil, através do uso da Bioenergia, Biocombustíveis e outras fontes alternativas não poluentes, atualizando o conhecimento e as pesquisas em relação às tecnologias de ponta vigentes em outros países, visando superar os desafios da sustentabilidade e continuidade dos programas já desenvolvidos no Brasil.

O evento concentrou mais de 400 participantes, entre empresários, técnicos, pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de geração de energia e distribuidoras, álcool e cana-de-açúcar, agroindústrias, madeira, móveis, silvicultura, cooperativas, indústrias de sucos, bem como, lideranças governamentais a nível estadual e nacional ligadas ao meio ambiente, agricultura, ciência e tecnologia.

A 2ª edição aconteceu no Centro de Eventos CIETEP/FIEP em Curitiba-PR no período de 12 a 14 de junho de 2007. Foram 19 empresas expositoras e cerca de 540 participantes no Congresso.

Em 2008, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, Curitiba, no período de 24 a 26 de junho, ocorreu a 3ª edição do evento. Foram 73 instituições apoiadoras, 522 pessoas participantes, de 14 estados e quatro países, com 37 trabalhos inscritos e aprovados.

Em 2009, o Congresso em sua 5ª edição, foi realizado na Expo Unimed Curitiba, nos dias 18 a 21 de agosto. O evento reuniu 1.013 participantes, 46 palestrantes e painelistas, com apresentação de 60 trabalhos técnicos, além de 126 trabalhos expostos em banners. A BioTech Fair reuniu 46 expositores.

OS DOIS LOCAIS DO EVENTO
O Expo Unimed Curitiba está localizado dentro do câmpus de uma das mais importantes instituições de Ensino Superior do Brasil, a Universidade Positivo. Realizando o seu evento aqui, você conta com toda a infra-estrutura de um moderno centro de convenções com teatros e sala de eventos, além das instalações do câmpus. Você não vai encontrar tantos lugares em um só lugar.O Teatro Positivo – Grande Auditório conta com 2.400 lugares e é o maior teatro do Paraná. Seu projeto foi inspirado no Teatro Grego de Epidaurus, datado do século IV a.C. A arte e a filosofia da Grécia Antiga criaram as bases da civilização ocidental, assim, a arquitetura do teatro é uma homenagem à história do conhecimento, desde os pré-socráticos até os pós-modernos. O novo teatro tem as mesmas características que tornaram mundialmente conhecido o Teatro Grego de Epidaurus, ou seja, permite ao expectador visão e audição perfeitas em qualquer lugar da platéia.
************************************

Nenhum comentário: