Powered By Blogger

terça-feira, 27 de abril de 2010

CAMPANHA PELA TRANSPARÊNCIA NO LICENCIAMENTO É SUCESSO NA FASE 1

Protocolamos uma representação junto a Fatma solicitando que o Rima e EIA RIMA do Estaleiro em Biguaçu da OSX fosse disponibilizado para consulta publica em 11 de janeiro de 2010. Durante esse periodo, a Montanha Viva esteve atuando intensivamente junto a orgãos gestores do meio ambiente em Florianopolis e pela internet. Esse trabalho rendeu frutos. A empresa entregou a Montanha Viva o material no dia 19 de março, assim como aderiu a nossa politica de transparência disponibilizando o Rima e EIA RIMA a diversas entidades e comunidades em Biguaçu e Florianopolis.

A campanha da transparência teve uma janela no Twitter onde gerou um debate envolvendo participantes do Brasil todo, estimulando a questao da importancia da comunidade ser esclarecida sobre o que um empreendimento pode gerar de impactos a sua região. A Sea Shephards, uma das entidades conservacionistas mais conceituadas do planeta, se uniu à nossa campanha. Atraves de seu Diretor Juridico Cristiano Pacheco, questionou o licenciamento do estaleiro da OSX em Biguaçu. Voluntários da Sea Shephards participaram ativamente das reuniões nas comunidades da Daniela e Biguaçu. Esse debate atraiu a atenção de alguns jornais online como o Porto Gente, cuja entrevista nossa, gerou uma série de comentarios bem interessantes. Moradores da Praia da Daniela se mostraram prepocupados com a questão da erosão praial que pode acontecer com a dragagem do canal do estaleiro, assim como afetar a qualidade da agua e praias próximas. A certificação de Bandeira Azul em Jurere Internacional foi discutida.

A questao do Estaleiro da OSX em Biguaçu será tema de debate a ser realizado ia 6 de maio próximo na Universidade de Santa Catarina (UDESC) as 19 horas com a participação da comunidade academica, ICMBio, Fatma, Sea Shephards, MPFSC, OSX.

A Campanha pela Transparência inspirou ensaios em blog como o da Mariana Thomé que abriu espaço para colaboradores de fora.

A Campanha pela Transparencia no Licenciamento Fase 1 foi e continua sendo um sucesso.
************************************
FONTE : biólogo Jorge Aluquerque, http://montanhaviva.blogspot.com/

Nenhum comentário: