Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Prêmios destacam quem emperra negociação em Copenhague

A Rede de ação climática chamada de CAN - Climate Action Network elege todo dia países que, de uma forma ou de outra, atrasam as negociações por um acordo climático em Copenhague. Numa pequena cerimônia bem-humorada, os escolhidos são agraciados com o Troféu Fóssil do Dia.

A Rússia, por exemplo, foi premiada por anunciar cortes de emissões de poluentes de 20% a 25% em relação a 1990, mas recuar dizendo que esta meta é uma intenção e não um compromisso legal. O Canadá e Croácia também receberam o destaque por propor reduções a partir das emissões atuais e não das existentes em 1990. Isto pois suas emissões cresceram significativamente nos últimos anos.

Esta mesma idéia é usada pelo Observatório Corporativo Europeu que se dedica a acompanhar e expor as ações de lobbys corporativos na União Européia. Esta entidade lançou o prêmio "Sereia Raivosa" para protestar contra pressões de grandes empresas por um acordo climático mais brando ou sem obrigação de redução de emissões na origem. Esta premiação será concedida por escolha pública, através do site: http://www.angrymermaid.org/. Ali, pode-se consultar a lista de lobistas concorrentes e votar no pior deles até dia 15 de dezembro.

A idéia de um destaque cômico também é usada de forma positiva pela CAN, com a escolha do "Raio de Luz do Dia", concedido pela primeira vez para Tuvalu, ontem, após este pequeno país insular propor a formação de um grupo que discuta publicamente e com transparência os textos finais legais, gerados nas negociações da COP-15.

Confira os vídeos desta iniciativa da CAN em: http://www.youtube.com/user/caninternational#p/a (conteúdo em inglês)
*********************************
FONTE : material produzido e editado pela Envolverde/Mercado Ético/Carbono Brasil/Rebia/Campanha Tic-Tac/EcoAgência, e distribuído para reprodução livre com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável.

Nenhum comentário: