Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

COP-15 - EUA anunciam US$ 100 bilhões de ajuda a países pobres

No penúltimo dia de conferência a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que os Estados Unidos vão ajudar a angariar US$ 100 bilhões por ano para auxiliar os países mais pobres a lidar com o aquecimento global.

Leia o boletim de Marcelo Torres da Rádio ONU em Copenhague.

"Até agora, Hillary Clinton foi a representante americana de mais alto escalão a participar das discussões.

O chefe da ONU para o clima, Yvo de Boer, disse que o anúncio de Clinton ajudou a por o trem das conversas internacionais de volta nos trilhos.

A expectativa é grande para esta sexta-feira, quando o presidente Barack Obama chega a Copenhague para se juntar aos negociadores.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, disse que Obama melhorou o esforço da humanidade para combater o aumento da temperatura ao trazer os Estados Unidos à mesa dos acordos.

Mesmo assim, ainda existe a percepção de muitos analistas de que um acordo mais aprofundado, com metas de redução da poluição, só pode ser concluído no ano que vem".

Segmentos

Os delegados presentes à reunião concordaram nesta quinta-feira com uma proposta do primeiro ministro da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, de dividir as conversações em dois segmentos.

O primeiro vai analisar os compromissos dos países industrializados, com exceção dos Estados Unidos, na área de redução de emissões até 2020. O outro irá debater formas de mitigação das alterações climáticas no mundo.

*Apresentação: Daniela Traldi, da Rádio ONU, Nova York.

Para ouvir esta notícia clique em: http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2009/09121717i.rm ou acesse: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/174079.html
****************************
FONTE : Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova York (Envolverde/Rádio ONU)

Nenhum comentário: