Powered By Blogger

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CRUELDADE CONTRA ANIMAL NA UFSM ?

Suposto caso de maus-tratos de animal na UFSM mobiliza protetores em protesto

Um suposto caso de maus-tratos a um gato, no setor de suínos do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), levou um pequeno grupo de protetores dos animais, estudantes e professores da instituição a fazer um protesto. Ontem pela manhã, eles se reuniram em frente ao prédio da Reitoria, no campus, para exigir apuração dos fatos.

Na semana passada, circulava, no Centro de Ciências Rurais (CCR) e na Internet, a história de um gato preto que teria sido torturado e morto por dois estudantes de Zootecnia, um da graduação e outro da pós-gradução. Os perfis dos dois alunos no site de relacionamentos Orkut foram bombardeados por críticas e insultos de tal forma que a dupla chegou a registrar na Polícia Civil as ameaças e as ofensas sofridas.

O estudante de pós-graduação confirmou que matou o animal, justificando sua atitude pelo fato de ter encontrado o bichano agonizando. O estudante da graduação, segundo contou ao Diário, teria apenas levado a cabeça do animal para análise no Hospital Veterinário, já que o gato teria mordido seu colega e surgiu o receio de que o bicho tivesse raiva.

O reitor da UFSM, Clovis Lima, recebeu os manifestantes ontem pela manhã e garantiu que o caso será investigado com cuidado. Uma sindicância foi aberta para esclarecer o que, de fato, ocorreu no setor de suínos no dia 19 de novembro.

– O reitor se comprometeu em investigar tudo o que aconteceu. Nós vamos acompanhar para que, se o caso de maus-tratos se confirmar, esses estudantes sejam punidos de forma exemplar. Não aguentamos mais tantos casos de maldade com os animais em Santa Maria – comentou a médica veterinária Marlene Nascimento, da ONG Clube Amigos dos Animais.

O advogado dos dois estudantes pretende buscar na Justiça uma retratação pública daqueles que os apontam como agressores do gato e indenização por danos morais.
****************************************
FONTE : jorn. BRUNA PORCIÚNCULA, DIÁRIO DE SANTA MARIA, edição de 8/12/2009.

Um comentário:

Mimirabolante disse...

qual o resultado disso tudo????foi positivo?????