Powered By Blogger

domingo, 16 de novembro de 2008

PISTA DE BOATE ECOLÓGICA PRODUZ ELETRICIDADE


Uma boate em que nada se perde, tudo se transforma. Este é o princípio de uma discoteca que abriu as portas em Roterdam, Holanda, em setembro, e que no último final de semana começou a fazer apresentações em cidades européias para difundir a idéia da pista de dança sustentável. Enquanto os convidados dançam e se divertem, a energia produzida pelo movimento no chão é capturada, transformada e assim se torna capaz de alimentar as luminárias do estabelecimento.
A primeira exibição foi em Paris durante o Salão do Planeta Sustentável. Centenas de pessoas foram testar o princípio e acompanhar a transformação da energia em eletricidade.
O custo de instalação de uma pista ecologicamente correta como essa é alto: 3,5 mil euros (R$ 9,2 mil) o metro quadrado. Mas o idealizador da engenhoca garante que, a longo prazo, a economia compensa, especialmente sob o ponto-de-vista da consciência ambiental.
"O gasto com energia é um dos mais expressivos em um estabelecimento noturno. Se der para economizar e ainda poupar o meio ambiente, melhor para todo mundo", explica o idealizador do projeto, Daan Roosegaarde.
A pista de dança pode produzir de entre quatro a oito watts por segundo em cada 65cm² de espaço. Para uma discoteca pequena, com 6m² de pista de dança, por exemplo, a produção de energia seria de entre 400 e 700 watts, dependendo, evidentemente, da animação do público.
"A expectativa é de que, para a inauguração da boate, a energia produzida seja capaz de alimentar também a aparelhagem do DJ, além das luminárias. Esperamos que acima de tudo os jovens adquiram mais consciência sobre o quanto eles podem colaborar com a preservação da natureza, mesmo quando pensam estar só se divertindo e fazendo festa", disse o holandês, que conta com o auxílio da Universidade Tecnológica de Delft para desenvolver o projeto, além do apoio de diversas empresas holandesas públicas e privadas.
A reciclagem da energia não é a única iniciativa do clube - que será apropriadamente chamado de Watt - para conscientizar os jovens. Para os toaletes, será utilizado um sistema de renovação da água da chuva, capturada no telhado. Antes, porém, a água ainda faz uma participação na decoração do ambiente, passando por uma parede de cascata. Até mesmo os copos de plástico serão lavados e reutilizados várias vezes durante a noite. Para isso, os freqüentadores do local receberão um suporte de copos reciclável - para que não os danifiquem durante o uso.
A danceteria terá capacidade para duas mil pessoas e tem inauguração prevista para o dia 4 de setembro. Até lá, os organizadores pretendem difundir a idéia nas principais capitais européias em salões e exposições de meio ambiente. O próximo evento será no dia 30 de abril, durante a "Festa da Rainha", tradicional na Holanda e que normalmente deixa um rastro de sujeira plástica para trás.
NA INGLATERRA
A sustentabilidade acaba de ficar mais 'na moda' entre os ingleses. A pista de dança do Bar Surya, no bairro de King's Cross, em Londres, ganhou um piso especial capaz de gerar energia elétrica à partir do movimento dos 'baladeiros'.
O piso de dança utiliza uma tecnologia chamada de piezoelétrica, na qual cristais de quartzo e cerâmica produzem energia quando são pressionados.
É o principal destaque do projeto Club4Climate, que também inclui a venda de bebidas e alimentos orgânicos, a utilização de dutos de ar para reduzir a necessidade de ar condicionado e o uso de privadas com com consumo reduzido de água.
Trata-se da primeira pista do gênero na Inglaterra. No Bar Suria, cerca de 60% da energia consumida é gerada pela pista de dança. Os outros 40% virão de uma turbina eólica e painéis de energia solar. Caso a produção supere a necessidade, o resto será distribuído para residências na região.
O 'ecologicamente correto' não acaba nas instalações do Surya. Quem entra, é obrigado a assinar um manifesto com dez princípios contra o devastamento e a destruição do planeta. Quem vai para a balada à pé ou de bicicleta, pode entrar de graça. E, quem vai de carro, é estimulado a trocar de meio de transporte na próxima vez.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá prof. Pizarro!

Obrigada por ter passado pelo meu blog. Gostei deste seu, também. Tenho que arranjar tempo para vir cá, estas questões também me interessam.

Ah... E que todas as pistas de dança fossem assim =)

Lifeisbigger disse...

Buena pista!

beijos