Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

ECO POWER CONFERENCE - Florianópolis - (1)


FOTO : local da conferência, no Costão do Santinho Resort, praia do Santinho
****************************************************************************
Enquanto lideranças econômicas e políticas debatem mundo afora o atual cenário de turbulência financeira, Florianópolis volta-se, a partir de hoje, para uma discussão internacional atenta ao futuro do planeta. A Eco Power Conference - Fórum Internacional de Energia Renovável e Sustentabilidade chega à segunda edição com a proposta de reunir, na Capital catarinense, pessoas que contribuam para a definição dos rumos em busca da preservação dos recursos naturais.

A edição deste ano contará com cinco congressistas internacionais, entre eles um dos fundadores do Greenpeace, e cerca de 75 painelistas. O número de painelistas diminuiu - foram 124 no ano passado - com o propósito de aumentar o tempo para os debates, sugestão feita pelos participantes de 2007, segundo a organização.

O diretor da Eco Power, Ricardo Bornhausen, define a edição deste ano como um evento mais "maduro". E defende que a turbulência no mercado financeiro internacional não impedirá que a busca de alternativas sustentáveis permaneça em pauta na agenda global.

- Seguimos firmes com os nossos três objetivos, que são disseminar conhecimento, promover troca de experiências e gerar negócios, resultados que atingimos na primeira edição - destaca ele.

Bornhausen comemora o sucesso no propósito de trazer para Florianópolis nomes que são referência mundial no debate sobre sustentabilidade nestas duas primeiras edições da conferência.

- Nossos congressistas são grandes pensadores, que podem ensinar muito sobre como crescer com sustentabilidade, que contribuem para mostrar que este debate não é apenas uma questão de modismo - explica Bornhausen.

Entre os participantes confirmados para este ano destaca-se a presença de Patrick Moore, um dos fundadores do Greenpeace, ONG ambiental de referência mundial, e atual presidente e cientista da empresa de consultoria ambiental Greenspirit.

Hoje, a principal atração do encontro é a palestra do físico Fritjof Capra, ambientalista e professor do Schumacher College, um centro de estudos ecológicos na Inglaterra (confira o calendário das palestras internacionais na página ao lado).

Após os três dias de encontro, uma carta de recomendações assinada pelos participantes será divulgada para a sociedade.

A proposta da organização é manter o evento numa crescente. E sem tirá-lo de Florianópolis nas próximas edições.

- Queremos transformar a Eco Power numa marca de Florianópolis, um lugar para onde todo mundo gosta de vir. Somos daqui e tivemos o apoio para dar início a este projeto. A idéia é continuar com o evento aqui, incluindo a Eco Power na agenda da cidade - observa Bornhausen.

Público também é internacional

Na primeira edição, no ano passado, o evento contou com um público de 820 participantes vindos de 13 países e de 15 estados brasileiros. Para 2008, a meta é receber entre 700 e 900 participantes até sexta-feira. Apenas com as inscrições antecipadas, que já preencheram mais de metade das vagas, foram registrados participantes de pelo menos oito países diferentes e de 14 estados brasileiros. As demais inscrições devem ser feitas no evento.

Inscrições no evento: R$ 2.380 para os três dias ou R$ 1,2 mil para o dia escolhido
Mais informações: (48) 3224-0224 ou www.ecopowerbrasil.com.br

A diretora técnica da Eco Power, Maria Augusta Orofino, diz que o público-alvo são pesquisadores e dirigentes de empresas.
************************************************************
FONTE : DIÁRIO CATARINENSE (Jornalista ALEXANDRE LENZI)

Nenhum comentário: