Blog com notícias de Ecologia atualizado diariamente. Publica notícias de outros blogs similares, ONGs, instituições ambientalistas, notícias jornalísticas e oficiais, fotos, críticas, poemas, crônicas, opiniões. A FONTE e o AUTOR são rigorosamente citados sempre.
terça-feira, 28 de dezembro de 2021
Como ampliar a educação ambiental nas escolas?
A conservação do meio ambiente e dos recursos naturais depende diretamente da conscientização, compreensão de problemas ambientais e da mudança de alguns hábitos. Para isto, campanhas sobre sustentabilidade e educação ambiental são ferramentas importantes para conscientização, sobretudo no ambiente escolar, onde são passados os primeiros ensinamentos.
A educação ambiental nos colégios é capaz de trazer uma compreensão mais aprofundada sobre o tema. Segundo a professora de Biologia do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Tamboré, Maristela Rangel, algumas mudanças só podem ser feitas através do ensino escolar. “A educação ambiental levanta muitos aspectos do papel do cidadão na sociedade e é um assunto fundamental a ser trabalhado nas escolas”, afirma.
A professora explica que o mais importante é demonstrar aos alunos que cuidar do meio ambiente não é difícil e isto pode ser feito através de pequenos gestos, evitando impactos maiores futuros. Maristela cita os “3Rs” da sustentabilidade, sendo os atos de reduzir, reutilizar e reciclar. “O mais importante é o de reduzir, pois, assim, diminuímos o consumo de materiais sem necessidade, além de ensinar e demonstrar a importância da coleta seletiva, conscientizar e promover a redução do uso plástico, estimular o reaproveitamento e evitar o desperdício, trabalhar com hortas orgânicas”.
Como parte das atividades sustentáveis a serem desenvolvidas na escola, a professora cita:
Consumo consciente da água: Os alunos podem cronometrar os seus banhos ao longo de um mês, montar um gráfico para demonstrar quanta água foi gasta e como poderiam economizar.
Desperdício/Reaproveitamento: Trabalhar com os alunos, demonstrando o funcionamento de uma composteira. Aqui também podem ser trabalhados os conceitos de adubação orgânica, seres vivos do solo e associar com a horta na escola.
Redução do consumo plástico: Estimular o uso de garrafinhas para encher no bebedouro, demonstrar os estragos que o plástico causa no meio ambiente, mostrar a eles as opções de produtos sem plástico como escovas de dente de bambu, xampu sólido, cotonetes com haste de papel, canudo de metal entre outros.
Coleta seletiva: Trabalhar a coleta seletiva utilizando lixeiras para recicláveis e orgânico dentro da sala de aula, orientando o que pode ou não ser reciclado sempre que o aluno tiver dúvidas na hora de realizar o descarte.
Observação da fauna: realizar com os alunos saídas guiadas para a observação de animais, sempre demonstrando a importância do equilíbrio para que estes seres possam seguir exercendo o seu nicho ecológico no ambiente em que vivem.
Por fim, Maristela ressalta que os pais também possuem papel importante na educação e devem se mostrar receptivos às mudanças de hábitos dos filhos e às novas informações levadas para casa, colocando-as em prática no dia a dia.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 22/12/2021
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário