Blog com notícias de Ecologia atualizado diariamente. Publica notícias de outros blogs similares, ONGs, instituições ambientalistas, notícias jornalísticas e oficiais, fotos, críticas, poemas, crônicas, opiniões. A FONTE e o AUTOR são rigorosamente citados sempre.
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
A luta dos povos indígenas do Rio Negro foi premiada !
James,
A luta e resistência das comunidades indígenas da região do Médio Rio Negro acaba de ser premiada!
O projeto da Casa de Frutas de Santa Isabel do Rio Negro (AM) foi apresentado pela Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro (Acimrn), recebeu nota máxima e foi a 1ª colocada no II Prêmio BNDES Boas Práticas Agrícolas para Sistemas Tradicionais do BNDES (Prêmio SAT 2020). Leia mais aqui.
Armindo Brazão visitando roça de abacaxi na comunidade Canadá, localizada na Terra Indígena Alto Rio Negro (AM). Créditos: Glenn Shepard
Hoje, a Casa de Frutas está em fase de acabamento e instalação de equipamentos, como despolpadeira, desidratador e freezer. O prêmio vai ajudar a iniciar a operação.
A casa deve produzir, inicialmente, frutas desidratadas como abacaxi e banana, barrinhas de frutas desidratadas preparadas com banana, açaí e cupuaçu, além de polpas de buriti, bacaba e cupuaçu para entrega na merenda escolar.
À medida que as atividades se firmarem, outros frutos poderão ser igualmente beneficiados, apresentando a agrobiodiversidade das roças do Médio Rio Negro e alimentando as crianças da região.
A Casa de Frutas valoriza e ajuda a manter vivo o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, reconhecido há 10 anos como patrimônio imaterial brasileiro pelo Iphan. Consagra o conjunto de práticas e saberes milenares dos povos do Rio Negro, agricultores por excelência.
Viva o conhecimento tradicional dos povos indígenas do Rio Negro!
Junte-se ao ISA!
Apoie iniciativas indígenas que mantêm vivas suas culturas e seus territórios.
Quero me juntar ao ISA!
Natalia Pimenta
Instituto Socioambiental - ISA
Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue ou envie um whatsapp para (11) 93500 1149 e fale com Mariana Barros ou escreva para relacionamento@socioambiental.org
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário