Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Se emissões de carbono não caírem, 1/3 da humanidade poderá viver em áreas de calor insuportável em 50 anos

De acordo com pesquisa conduzida por cientistas dos Estados Unidos, China e Europa e publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences nesta semana, as zonas do planeta onde hoje vive 1/3 da humanidade se tornarão tão quentes como as partes mais áridas do deserto do Saara dentro de 50 anos, a menos que as emissões de gases de efeito estufa diminuam. O aquecimento acelerado significaria que cerca de 3,5 bilhões de pessoas viveriam fora do “nicho” climático no qual os seres humanos têm prosperado na Terra nos últimos 6 mil anos.
curva de Keeling
A curva de Keeling é um registro diário da concentração atmosférica global de dióxido de carbono mantida pelo Scripps Institution of Oceanography na UC San Diego.
Por Bruno Toledo
Publicado em meio à pandemia de coronavírus que vem forçando milhões de pessoas a se recolherem em suas casas, este trabalho adverte as emissões contínuas e crescentes de carbono podem colocar o mundo sob um risco cada vez maior de novas crises sem precedentes.
As populações humanas se concentram em grande medida em zonas climáticas estreitas, com a maioria das pessoas vivendo em localidades onde a temperatura média anual gira em torno dos 11-15oC, e um número menor de pessoas vivendo em áreas um pouco mais quentes, com média de temperatura de 20-25oC. Os cientistas descobriram que os seres humanos, apenas de todas as inovações e as migrações feitas até hoje, têm vivido nessas condições climáticas durante milhares de anos. “Esse nicho climático surpreendente e constante provavelmente representa limitações fundamentais quanto ao que os seres humanos necessitamos para sobreviver e prosperar”, diz o professor Marten Scheffer da Universidade de Wageningen, quem coordenou a pesquisa ao lado do cientista chinês Xu Chi da Universidade de Nanjing.
Projeta-se que as temperaturas aumentarão rapidamente como resultado das emissões de gases de efeito estufa produzidas pela atividade humana. Em um cenário no qual as emissões continuam aumentando sem cessar, a temperatura experimentada pela pessoa média terá aumentado em 7,5oC em 2070. Isto é bem acima do aumento previsto da temperatura média mundial em um pouco mais de 3oC, já que a Terra se aquece muito mais rápido que o oceano e também porque o crescimento da população está inclinado para lugares já quentes.
Este aumento rápido da temperatura, combinado com as mudanças previstas na população mundial, significa que ao redor de 30% do número total previsto de pessoas na Terra viverá em lugares com uma temperatura média superior a 29oC dentro de 50 anos, caso a emissão de gases de efeito estufa siga aumentando. Estas condições climáticas se dão atualmente em apenas 0,8% da superfície terrestre, principalmente nas áreas mais quentes do deserto do Saara, no norte da África. Em 2070, no entanto, essas condições mais quentes poderão ser observadas em até 19% da superfície do planeta. “Isto pode impor a 3,5 bilhões de pessoas condições quase insuportáveis de vida”, aponta Jens-Christian Svenning da Universidade de Aarhus, coautor do estudo.
“O coronavírus mudou o mundo de maneiras difíceis de ser imaginadas há apenas alguns meses, e nossos resultados mostram como a mudança do clima pode fazer algo similar. A mudança se daria de forma menos rápida, mas, diferentemente da pandemia, não poderemos esperar por qualquer alívio: grandes áreas do planeta se aqueceriam a níveis muito altos sem perspectiva de resfriamento no curto prazo. Isso teria efeitos devastadores e deixaria sociedades inteiras sem capacidade de enfrentar crises futuras, como novas pandemias. A única coisa que pode impedir isso é uma redução rápida das emissões de carbono”, sugere Scheffer.
A redução rápida das emissões de gases de efeito estufa poderia reduzir até pela metade o número de pessoas expostas a essas condições de calor. “A boa notícia é que esses efeitos podem ser reduzidos em grande medida se a humanidade conseguir frear o aquecimento global”, diz o coautor do estudo Tim Lenton, especialista em clima e diretor do Global Systems Institute da Universidade de Exeter. “Nossos cálculos mostram que cada grau de aquecimento acima dos níveis atuais corresponde a algumas bilhões de pessoas fora do nicho climático. É importante que possamos mostrar agora os benefícios de reduzir as emissões de carbono em algo mais humano do que em termos monetários”.
Os autores assinalam que parte das 3,5 bilhões de pessoas expostas ao calor extremo se o aquecimento global se mantiver poderá tentar emigrar para outras regiões, mas ressaltam que muitos outros fatores além do clima afetam essas decisões e que parte da pressão para se mudar poderia ser enfrentada através da adaptação climática. “Prever a magnitude real da migração impulsionada pelo clima segue sendo um desafio”, diz Scheffer. “As pessoas preferem não migrar. Também há margem para a adaptação local em parte do mundo dentro dos limites, mas no Sul Global isso requereria incentivar o desenvolvimento humano mais rapidamente”.
“Este estudo ressalta a razão pela qual um enfoque holístico é crucial para fazer frente à mudança do clima, que inclua a adaptação aos seus impactos, o tratamento de questões sociais, o incentivo ao autogoverno e ao empoderamento do desenvolvimento, assim como vias legais compassivas para aqueles cujos lares forem afetados. Isto garantirá um mundo em que todos os seres humanos possam viver com dignidade”, assinala Scheffer.
“Estivemos sinceramente assombrados pelos nossos resultados iniciais”, diz Xu Chi. “Como nossos achados foram tão impactantes, tomamos um ano extra para comprovar cuidadosamente todas as suposições e os cálculos. Também decidimos publicar todos os dados e códigos de computação para maior transparência e para facilitar o trabalho de outros pesquisadores. Os resultados são tão importantes para a China como para qualquer outro país. Está claro que necessitaremos um enfoque global para salvaguardar nossos filhos contra as tensões sociais potencialmente enormes que a mudança projetada poderá causar”.
“As novas técnicas e os esforços concertados a nível mundial têm aumentado nosso poder de reconstruir o passado da humanidade”, diz Tim Kohler, arqueólogo da Universidade do Estado de Washington, Pullman. “Isto nos ajuda a encontra nossa dependência íntima com o clima, algo que surpreendentemente tem permanecido constante ao largo do tempo. Também vemos na arqueologia muitos exemplos em que a mudança do clima precipitou movimentos de migração”.
A expansão das regiões extremamente quentes em um cenário climático de continuidade. No clima atual, as temperaturas médias anuais acima de 29oC se limitam a pequenas zonas escuras na região do Saara. Prevê-se que em 2070 essas condições se deem em toda a região escurecida seguindo o cenário RCP8.5. Sem a migração, essa zona abrigaria cerca de 3,5 bilhões de pessoas em 2070, segundo estimativas de desenvolvimento demográfico do SSP3. As cores de fundo representam as temperaturas médias anuais atuais.
Nota
Artigo científico completo: “Future of the Human Climate Niche”: PNAS, Maio de 2020.
O cenário principal utilizado neste documento é o “RCP8.5”, que representa um futuro no qual a concentração atmosférica de gases de efeito estufa se mantém elevadas. Para mais detalhes, veja http://link.springer.com/article/10.1007/s10584-011-0148z e http://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/02/WG1AR5_SPM_FINAL.pdf

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 07/05/2020
Se emissões de carbono não caírem, 1/3 da humanidade poderá viver em áreas de calor insuportável em 50 anos, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 7/05/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/05/07/se-emissoes-de-carbono-nao-cairem-13-da-humanidade-podera-viver-em-areas-de-calor-insuportavel-em-50-anos/.

Nenhum comentário: