Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Nível do mar pode subir mais de 1 metro até 2100 se as metas de emissão não forem cumpridas, revela pesquisa internacional


aumento do nível do mar
Um estudo internacional liderado por cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura (NTU Cingapura), descobriu que o aumento médio do nível do mar global pode exceder 1 metro por 2100 e 5 metros por 2300 se as metas globais de emissões não forem atingidas.
Nanyang Technological University, Singapore (NTU Singapore)*
O estudo usou projeções de mais de 100 especialistas internacionais para as mudanças globais médias do nível do mar em dois cenários climáticos – baixas e altas emissões. Ao pesquisar uma ampla gama de líderes no campo, o estudo oferece uma garantia mais ampla sobre suas projeções para as faixas de futuro aumento do nível do mar.
Em um cenário em que o aquecimento global é limitado a 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, os especialistas estimaram um aumento de 0,5 metros em 2100 e 0,5 a 2 metros em 2300. Em um cenário de altas emissões com 4,5 graus Celsius de aquecimento, o especialistas estimaram um aumento maior de 0,6 a 1,3 metros até 2100 e 1,7 a 5,6 metros até 2300.
O professor Benjamin Horton, presidente interino da Escola Asiática do Meio Ambiente da NTU , que liderou a pesquisa, disse que as projeções de aumento do nível do mar e o conhecimento de suas incertezas são vitais para tomar decisões informadas sobre mitigação e adaptação.
Horton disse: “A complexidade das projeções do nível do mar e a enorme quantidade de publicações científicas relevantes tornam difícil para os formuladores de políticas obter uma visão geral do estado da ciência. Para obter essa visão geral, é útil pesquisar especialistas importantes sobre a elevação esperada do nível do mar, que fornece uma imagem mais ampla de cenários futuros e informa os formuladores de políticas para que possam preparar as medidas necessárias. ”
Publicado em Nature Partner Journals Climate and Atmospheric Science em 8 de maio, as projeções de aumento do nível do mar excedem as estimativas anteriores do Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC) [1] .
O estudo internacional liderado pela NTU foi uma colaboração com pesquisadores da Universidade de Hong Kong, Maynooth University (Irlanda), Durham University (Reino Unido), Rowan University (EUA), Tufts University (EUA) e Potsdam Institute for Climate Impact Research (Alemanha).
“Sabemos que o planeta verá um aumento adicional do nível do mar no futuro”, diz a co-autora Dra. Andra Garner, professora assistente de ciência ambiental da Universidade Rowan, nos Estados Unidos da América. “Mas há grandes diferenças na quantidade de projetos de especialistas em aumento do nível do mar para baixas emissões em comparação às altas. Isso fornece muita esperança para o futuro, além de uma forte motivação para agir agora para evitar os impactos mais graves do aumento do nível do mar. ”
“Este estudo internacional baseia-se nas opiniões informadas de 106 especialistas no nível do mar e destaca a importância crítica de seguir uma política de baixas emissões para limitar a elevação do nível do mar”, diz o Dr. Niamh Cahill, professor assistente do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade de Maynooth, na Irlanda.
Os 106 especialistas que participaram da pesquisa foram escolhidos por estarem entre os editores mais ativos de estudos científicos no nível do mar (pelo menos seis artigos publicados em revistas especializadas desde 2014) identificados em um banco de dados de publicações líder.
Em resposta a perguntas abertas, os especialistas em mudanças climáticas identificaram as folhas de gelo da Groenlândia e da Antártica como as maiores fontes de incerteza. Esses mantos de gelo são um importante indicador da mudança climática e impulsionador da elevação do nível do mar. Medições baseadas em satélite mostram que as camadas de gelo estão derretendo a uma taxa acelerada. No entanto, os especialistas também observaram que a magnitude e o impacto do aumento do nível do mar podem ser limitados pela redução bem-sucedida das emissões.
Andrea Dutton, professora do Departamento de Geociência da Universidade de Wisconsin-Madison , que não está envolvida neste estudo, diz: “Uma das principais conclusões deste estudo é que nossas ações hoje podem fazer uma profunda diferença em quanto nossas costas irão recuar no futuro. Esse conhecimento é fortalecedor porque significa que podemos escolher um resultado melhor por meio de nossas ações. ”
[1] Um organismo internacional das Nações Unidas que fornece informações científicas sobre mudanças climáticas, seus riscos e formas de mitigá-las.
Referência:
Horton, B.P., Khan, N.S., Cahill, N. et al. Estimating global mean sea-level rise and its uncertainties by 2100 and 2300 from an expert survey. npj Clim Atmos Sci 3, 18 (2020). https://doi.org/10.1038/s41612-020-0121-5

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate
Da NTU Singapore, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/05/2020
Nível do mar pode subir mais de 1 metro até 2100 se as metas de emissão não forem cumpridas, revela pesquisa internacional, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/05/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/05/18/nivel-do-mar-pode-subir-mais-de-1-metro-ate-2100-se-as-metas-de-emissao-nao-forem-cumpridas-revela-pesquisa-internacional/.

Nenhum comentário: