Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de março de 2019

Entenda como funciona energia solar para geração elétrica em menos de 5 minutos

lâmpada
Se você pesquisar em portais de energia solar, a primeira coisa que verá é: existe a energia solar térmica para aquecimento de água e a energia solar fotovoltaica para geração de energia elétrica.
Muitas pessoas ainda confundem a placa de aquecimento solar, chamada de coletor solar térmico, com as placas fotovoltaicas que captam a luz do sol para conversão em eletricidade.
São estas placas, junto ao inversor solar e outros componentes, que compõem os chamados sistemas fotovoltaicos, tecnologia que ganha espaço nas casas e empresas dos brasileiros desde o final de 2012.
Foi nesse ano que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) homologou as regras do segmento de geração distribuída, onde a pessoa instala e conecta seu gerador solar no poste da distribuidora para fazer a troca da energia com a sua rede.
Desde então o mercado explodiu, crescendo cerca de 300% ao ano e saltando de 3 sistemas em 2012 para mais de 60 mil no começo de 2019, sendo que mais de 76% deles são projetos de energia solar residencial.
De maneira simples, o conjunto de placas solares para residência, chamado de painel fotovoltaico, capta a luz do sol e a converte em energia elétrica através do chamado efeito fotovoltaico.
Toda quantidade gerada é enviada ao inversor de frequência, que converte essa energia para os padrões de nossa rede e a distribui pelo quadro de força para ser consumida normalmente nas tomadas.
O sistema funciona com a luz solar, por isso a geração oscila conforme a posição do sol, apresentando maior geração ao meio dia (sol pico) e cessando a produção durante à noite.
Com o sistema de troca de energia existente, o poste da distribuidora funciona tipo a uma bateria, que recebe energia do sistema e fornece nova energia quando necessário.
Esse vai e vem de energia é todo registrado através de um relógio de luz especial, chamado de bidirecional, que é instalado pela distribuidora no momento em que realiza a conexão do sistema a sua rede.
Toda energia que o gerador da pessoa injetou na rede vira créditos energéticos, que ela usa para abater do que consumiu da distribuidora, e o que sobra ainda vale por 5 anos.
Como os sistemas são projetados para gerar toda a energia que uma pessoa, casal ou família consomem, no final esse balanço é sempre positivo e a conta de luz é reduzida em até 95%.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/03/2019
"Entenda como funciona energia solar para geração elétrica em menos de 5 minutos," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/03/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/03/20/entenda-como-funciona-energia-solar-para-geracao-eletrica-em-menos-de-5-minutos/.


Um comentário:

Anônimo disse...

Justo o que procurava sobre poste fotovoltaico