Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Tendências negligenciadas na precipitação anual revelam riscos subestimados em todo o mundo

Uma reanálise das tendências anuais mundiais de precipitação demonstra que o risco para os sistemas humanos e ambientais tem sido subestimado.

Como resultado, pesquisadores encontraram que mais de 38% da população global e mais de 44% da área terrestre experimentaram tendências de precipitação negligenciadas.
University of Maine*

chuva
Chuva. Foto: EBC

Abordagens de análise de tendências convencionais examinam mudanças na precipitação média anual ao longo do tempo, e erroneamente assumem que mudanças na alta e baixa precipitação seguem o mesmo caminho, de acordo com Anne Lausier, doutoranda em engenharia civil e ambiental da UMaine e bolsista de pesquisa de pós-graduação da National Science Foundation. Shaleen Jain, professor associado de engenharia civil e ambiental.
O registo histórico da precipitação anual é resumido pela função de distribuição de probabilidade (PDF), onde a frequência com que a precipitação ocorre dentro de um determinado intervalo ocorre e a probabilidade de excedência (não-excedência) acima (abaixo) de um dado limite pode ser facilmente estimada .
Em seu artigo, “Overlooked Trends in Observed Global Annual Precipitation Reveal Underestimated Risks”, publicado na revista Scientific Reports, Lausier e Jain apresentam uma tipologia de tendência inovadora usando regressão quantílica e oferecem uma análise abrangente das tendências negligenciadas em todo o mundo.
Sua tipologia de tendência, em vez de se concentrar apenas nas tendências de média e mediana, estende as análises para as caudas superior e inferior do PDF para avaliar a influência combinada do risco e da variabilidade em vários limiares.
As tendências mais negligenciadas incluem um aumento do risco de condições extremas de umidade e aumento da variabilidade encontrados em partes do centro-oeste dos Estados Unidos, norte do Canadá, centro-sul da Ásia e Indonésia – regiões que abrigam quase 860 milhões de pessoas.
Por outro lado, a nova análise abrangente encontrou 840 milhões de pessoas expostas a um risco reduzido de condições de chuva, particularmente na África Austral, América do Sul e partes do norte da Ásia, indicando uma diminuição na incidência de totais anuais elevados.
Estima-se que 630 milhões de pessoas são afetadas por um risco aumentado de condições de seca em partes do sul da Europa, oeste dos EUA, sul do Canadá e norte da África.
Mais de 40% das áreas agrícolas de sequeiro do mundo estão expostas a tendências negligenciadas, incluindo partes da África meridional e ocidental e do centro-oeste dos EUA.
“A adaptação humana à mudança climática requer a compreensão da probabilidade de sofrer impactos prejudiciais”, escrevem Lausier e Jain. “Miscaracterização de riscos para sistemas humanos e ambientais pode subestimar a urgência da adaptação climática ou levar a estratégias inadequadas. Nossos resultados mostram que a população significativa e as áreas de terra na escala global correspondem às mudanças no risco e na variabilidade da precipitação, e são descaracterizadas pelas abordagens convencionais. ”
“Estimativas de risco não confiáveis ou errôneas são uma preocupação especial para contextos e comunidades mais vulneráveis”, dizem os pesquisadores. “Nossos resultados ressaltam como as tendências negligenciadas em termos de extensão espacial, regionalidade e severidade têm implicações para uma série de sistemas humanos e ambientais. A aplicação de nossa abordagem em futuros estudos climáticos permitirá a avaliação de riscos em metas de adaptação mais adequadas ”.
Referência:
Overlooked Trends in Observed Global Annual Precipitation Reveal Underestimated Risks
Anne M. Lausier & Shaleen Jain
Scientific Reportsvolume 8, Article number: 16746 (2018)
https://doi.org/10.1038/s41598-018-34993-5

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/11/2018
"Tendências negligenciadas na precipitação anual revelam riscos subestimados em todo o mundo," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/11/2018, https://www.ecodebate.com.br/2018/11/14/tendencias-negligenciadas-na-precipitacao-anual-revelam-riscos-subestimados-em-todo-o-mundo/.


Nenhum comentário: