2014 09 26 fa ciclovia sapopemba 2 1024x682 São Paulo atinge marca dos 100 km de ciclovias com inauguração em bairro campeão de ciclistas
Ciclovia inaugurada no último dia 29 na região de Sapopemba. Foto: Fábio Arantes/ SECOM/ Fotos Públicas/ 26-09-2014

A prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira, 23 de outubro, a ciclovia Jardim Helena/São Miguel, que marca a entrega de 100 km de ciclovias na cidade – o objetivo é implantar 400 km até o final de 2015. O projeto faz parte do Plano de Metas apresentado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) para ser implantado durante sua gestão.
Segundo estimativas, o custo total das obras é de R$ 80 milhões, ou seja, R$ 200 mil por quilômetro. Parte dos recursos devem ser disponibilizados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fema).
O primeiro trecho da ciclovia do Jardim Helena foi inaugurado na semana passada com 3,7 km. Agora a via segregada para bikes terá um total de 11,9 km e vai ligar o Jardim Helena à São Miguel Paulista, integrando a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a passarela local.
De acordo com a pesquisa Origem e Destino do Metrô, realizada em 2007, o Jardim Helena é o bairro com o maior número de usuários de bicicleta da cidade. O deslocamento para o trabalho aparece como um dos principais motivos das viagens realizadas.
Nível mundial
Além da ciclovia a prefeitura implantou no Jardim Helena / São Miguel mais de 11 quilômetros de calçadas completamente requalificadas e acessíveis, acesso a internet gratuito via wifi e melhorias na iluminação pública.
Conforme a prefeitura, o cumprimento da meta deixará São Paulo com total de ciclovias próximo do que há em outras cidades do mundo. O levantamento da administração municipal aponta que Berlim lidera o ranking com 750 quilômetros. Além dos 400 km do novo plano, há previsão de inauguração de 150 quilômetros de ciclovias que devem ser implantadas junto aos futuros corredores de ônibus, além de outros 63 km já existentes até 2013.
* Publicado originalmente no site EcoD.