Powered By Blogger

domingo, 15 de dezembro de 2013

Resíduos das Comemorações de Fim de Ano, artigo de Antonio Silvio Hendges


Os garis da Comlurb tiveram trabalho reforçado neste dia 1º de janeiro/2013
Os garis da Comlurb tiveram trabalho reforçado neste dia 1º de janeiro/2013. Foram recolhidas 768 toneladas de resíduos após as festas de fim de ano, representando um aumento de 19% em relação ao ano passado. Só em Copacabana foram 403 toneladas, 10% a mais do que no último Réveillon. Foto: www.sidneyrezende.com

[EcoDebate] As comemorações natalinas e de réveillon aumentam o consumo e com isso a produção de resíduos sólidos. Este aumento acontece durante todo o mês de dezembro e se acentua nos últimos dez dias em que se concentram as compras e o descarte das embalagens e outros resíduos, incluindo-se os orgânicos originados em restos e sobras de alimentos.
Em dezembro/2012, somente na primeira semana a Secretaria de Limpeza Pública de Manaus contabilizou um acréscimo de 7 a 10% na quantidade de resíduos coletados. Certamente este percentual é mais elevado em capitais e cidades do Sudeste e Sul como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Em Florianópolis, que tem média de 1,2 kg diário de resíduos por habitante, neste período o aumento é de até quatro vezes – 4,8 kg de resíduos/habitante/dia – de acordo com pesquisa da professora Ivone Silva do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em São José dos Campos/SP, a empresa Urbam informa que em dezembro/2011 os resíduos orgânicos tiveram aumento de 23% e os resíduos da coleta seletiva aumentaram 33%.
Este aumento dos resíduos sobrecarrega os serviços de limpeza urbana, principalmente quando mal-acondicionados ou misturados, sem critérios de separação entre os orgânicos e os recicláveis.
Aumentam também a variedade dos resíduos e o descarte indiscriminado, dificultando ainda mais a coleta e destino ambiental adequado e com isso causando muitos transtornos evitáveis como entupimentos de canos, bueiros e bocas de lobo, poluição ainda maior dos cursos de água urbanos, proliferação de insetos, ratos e outros animais e todos os aspectos negativos da irresponsabilidade e da falta de critérios de consumo.
Outras questões importantes deste período são o agravamento da poluição luminosa e da poluição sonora pelo uso de fogos que afetam adversamente os animais como cães e aves, além de aumentarem os riscos de incêndios e acidentes com queimaduras e outros traumas.
É importante neste período utilizar a metodologia dos quatro Rs ao planejar as comemorações natalinas e do réveillon: reduzir, racionalizar, reutilizar e reciclar são atitudes que podemos adotar como consumidores diminuindo com isso a nossa “pegada” individual e coletiva na formação de passivos ambientais e na disponibilidade dos recursos naturais.
Ao fazer compras optar por produtos sustentáveis com menos embalagens, menores volumes e úteis, rejeitar sacolas plásticas em excesso e preferencialmente levar sua própria sacola ou pedir que a loja ou mercado utilize caixas de papelão para o transporte, consumir produtos locais, evitar o uso de copos, pratos, talheres e enfeites descartáveis, acondicionar corretamente as embalagens vazias, classificando-as de acordo com o tipo de resíduo, planejar adequadamente os cardápios para evitar sobras, reaproveitando-as quando possível, são ações que certamente não custam mais caro ou tiram a diversão das festas com nossos familiares e amigos.
E para lembrar: o Jesus que comemoramos o nascimento não foi um consumista farisaico que julgou o próximo pelo tinha ou podia ter, ao contrário, afirmou no Sermão do Monte que são felizes os pobres, os aflitos, os insultados e perseguidos, os que têm sede e fome de justiça, os que promovem a paz porque estes são os filhos de Deus. E para comprovar suas palavras, em certa ocasião expulsou os ricos comerciantes e os vendilhões do templo. E os Magos do Oriente chegaram a Jerusalém seguindo uma estrela de conhecimento e fé e não as luzes artificiais de lâmpadas coloridas ou o espocar de fogos de artifício.
Feliz Confraternização Universal para todos!
Fontes das informações do 1º parágrafo:
- http://www.d24am.com/noticias/amazonas/periodo-de-festas-natalinas-aumenta-a-geracao-de-lixo-em-manaus/75289
- http://www.resol.com.br/curiosidades/curiosidades2.php?id=3684
- http://www.portalr3.com.br/2011/12/sao-jose-volume-da-coleta-de-residuos-aumenta-no-fim-do-ano/#.Up-wN9KkqHg
Antonio Silvio Hendges, Articulista do Portal EcoDebate, é Agente Educacional e Professor de Biologia, assessor em sustentabilidade e educação ambiental. Email: as.hendges@gmail.com
EcoDebate, 16/12/2013

Nenhum comentário: