Powered By Blogger

sábado, 14 de dezembro de 2013

Mais da metade das mortes em desastres naturais nas Américas são registradas em pequenas ocorrências

União dos Palmares (AL) após enchente em 2010. Foto: Antônio Cruz/Abr
União dos Palmares (AL) após enchente em 2010. Foto: Antônio Cruz/Abr
Desastres não relatados nas Américas ao longo das últimas duas décadas são responsáveis pela maior parte das perdas econômicas e por mais da metade de todas as mortes relacionadas a desastres. Os dados são da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR).
Uma análise de dados sobre 22 anos em 16 países da América Latina e do Caribe revela que desastres menores, locais e recorrentes, que raramente viram notícia, são responsáveis por 90% do total de pessoas afetadas por desastres e são responsáveis também por 90% da destruição ou danos de casas.
“Esta é uma evidência irrevogável sobre o impacto cumulativo desses desastres que são pequenos, ocorrem localmente e são, com frequência, ‘invisíveis’”, disse o chefe da UNISDR para as Américas, Ricardo Mena.
O diretor pediu que os países montem bancos de dados tanto sobre danos causados por esses desastres, como os de escalas maiores, que chegam aos noticiários.
O relatório ressalta a importância de abordar vários fatores de risco subjacentes, incluindo o rápido crescimento de populações urbanas que estão altamente expostas às catástrofes naturais e a falta de consideração do risco de desastre no planejamento do desenvolvimento.
O documento é baseado em 83 mil registros históricos de 10 mil municípios entre 1990 e 2011 e a análise abrange quatro categorias: vidas perdidas, pessoas afetadas, casas destruídas e casas danificadas. O estudo foi produzido em parceria com a ‘Suroccidente Seismological Observatory Corporation’, uma organização não governamental colombiana para ciências da terra e prevenção de desastres.
Informe da ONU Brasil, publicado pelo EcoDebate, 03/12/2013

Nenhum comentário: