Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de maio de 2013

RS : APEDEMA/RS fortalecida, renovada e representativa!!!!!




Eduino de Mattos, da ONG Solidariedade (POA), Lori Brandt Dalla Porta, da Biofuturo (Santa Cruz do Sul) e Júlio Wandam, de Os Verdes (Tapes). Foto: APEDEMA/RS
Os Verdes (Tapes), Solidariedade (POA) e Biofuturo (Santa Cruz do Sul) assumem Coordenação da APEDeMA/RS no Biênio 2013/2015
Na manhã deste sábado, 18 de maio, em Porto Alegre, na sede da AGAPAN, a entidade mais antiga em atuação no Brasil, tendo sido fundada pelo precursor da luta ambientalista, José Lutzenberger, guia e mentor intelectual de gerações de ativistas ambientalistas, mais uma Coordenação da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente foi eleita para a gestão 2013/2015.
A ONG Biofuturo, coordenada pela ativista ambientalista Lori Brandt Dalla Porta, da cidade de Santa Cruz do Sul, a ONG Solidariedade de Porto Alegre, representada pelo ativista socioambiental, Eduino de Mattos e pelo Movimento Os Verdes/RS, coordenado pelo ambientalista Júlio Wandam, de Tapes. As três entidades e ativistas indicados possuem perfis distintos, quando esta característica poderá favorecer um novo momento para a APEDeMA/RS.
Após os debates sobre a conjuntura ambiental no nível federal e estadual, sobre o papel da APEDeMA nos movimentos e colegiados e da falta de reconhecimento de parte de instituições de Governo, que não veem na entidade que representa e congrega 37 entidades ambientalistas uma força capaz de cooperar no desenvolvimento do Estado, para que o progresso seja pautado pelo respeito as leis e resoluções vigentes que protegem o meio ambiente e a qualidade de vida.
Há critica interna, da necessidade da APEDeMA ser reconfigurada, de uma proposta que amplie os quadros de apoio externo nas lutas socioambientais, visando o engajamento de cidadãos comuns e lideranças nas comunidades.
Buscar-se-á um novo perfil de ação, que encontrará os mesmos desafios já enfrentados por diversas outras Coordenações, mas que terá nova proposta à ser apresentada em 15 de junho de 2013 (local à ser confirmado pela nova lista de debates virtuais na Rede).
Na atual conjuntura e realidade do MEG e de sua Assembleia, a proposta terá como metas ampliar as perspectivas de novas alianças e atividades que ajudem na conscientização ambiental, na defesa do meio ambiente e na ocupação dos espaços de controle social para exercer a cidadania, com a entidade sendo um suporte e ferramenta ágil e mobilizadora em qualquer região do Estado, em apoio às entidades filiadas.
A realização do próximo Encontro Estadual das Entidades Ecologistas do RS, também será meta à ser alcançada ainda em 2013, quando serão unidos esforços para reunir o maior número de representantes das entidades filiadas e não filiadas atuantes na defesa do meio ambiente do Rio Grande do Sul.
Fonte: REDE Os Verdes

Nenhum comentário: