Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de maio de 2013

PORTO ALEGRE : Hoje, 20/maio, é dia de Defesa Pública das Árvores


Manifesto da Defesa Pública das Árvores
Segunda-feira é dia de Marcha pelas Árvores! Sabe por quê?
O Judiciário liberou na última quinta o corte de 115 grandes árvores na região do Gasômetro. A obra, milionária e ineficaz, foi licenciada ILEGALMENTE pela SMAM do Záchia, nosso ex-secretário do Meio Ambiente que saiu há poucos dias do Presídio Central, onde encontrava-se detido devido a suspeita de participação em uma rede de fraudes em licenças ambientais.
Em nome de interesses privados, a Prefeitura promete massacrar os 115 “vegetais”, substituindo-os por asfalto. A Prefeitura Fortunati se recusa a apresentar alternativas ao projeto e promete recomeçar os cortes o quanto antes. Além da perda ambiental, a obra vem retirar da população um espaço de encontro e convivência, dificultando a circulação de pedestres.
Indo na contramão das novas políticas internacionais de mobilidade urbana, o poder municipal aposta na falsa sensação de que a duplicação de grandes vias é a solução para os problemas de congestionamento, o que muitas vezes pode confundir aqueles que enfrentam esta dificuldade diariamente. Frente aos inúmeros pareceres de urbanistas que afirmam o quanto a duplicação da via é uma estratégia equivocada, percebe-se que a obra é ligada diretamente aos interesses das construtoras e da indústria automobilística e não à vontade e necessidade popular.
Porto Alegre, nossa maltratada cidade, já teve que LUTAR muito para salvar o pouco do seu patrimônio histórico e ambiental que ainda está de pé. Em 1975, ousamos lutar e ousamos vencer na luta pelas árvores da Faculdade de Direito. Na mesma década a mobilização popular evitou a demolição do Mercado Público e da Usina do Gasômetro (que ocorreriam devido a outras obras estúpidas de incentivo ao uso do carro). Há pouco, tão pouco que esse sopro ainda nos enche os pulmões, a população foi às ruas em massa e barrou mais um aumento criminoso da passagem.
Seguiremos construindo a tradição libertária desta cidade, que luta por ser mais que um porto e quer ser um Porto Alegre. Nesta segunda-feira marcharemos com nossos tambores da Prefeitura ao Gasômetro, para que o poder público municipal saiba o que o povo quer.
Este ato é aberto a todos os coletivos e movimentos que quiserem se somar! Esta luta não é de poucos, é de todo um povo. Ousando lutar, ousaremos vencer!
MOVIMENTOS que convocam o ato (inclui o teu!):
AGAPAN.
Amigos da Gonçalo de Carvalho.
APEDeMA – Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul.
Centro de Estudos Ambientais.
Coágulo Criações – coletivo de cultura.
Comitê Latino-Americano.
Corações que Batem nas Árvores.
Defesa Pública da Alegria.
Ocupa Árvores – acampamento de resistência.

Nenhum comentário: