tecnologia Parque Tecnológico Itaipu recebe Centro de Referência em Tecnologias Sociais
Foi inaugurado, quarta-feira (13 de março de 2013), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR), o Centro de Referência em Tecnologias Sociais. Resultado de uma parceria entre a Fundação PTI, a Fundação Banco do Brasil e a Itaipu Binacional, o Centro será um espaço que congregará as diversas tecnologias sociais que o Brasil dispõe, apresentadas em material audiovisual, além de folders e acervo impresso.
O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e democrático pelo fomento ao desenvolvimento e reaplicação de tecnologias sociais. “Teremos aqui uma grande base de informações para disponibilizar, em princípio para toda a região sul do Brasil”, explicou o diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo.
O projeto de implantação do Centro receberá investimento social na ordem de R$ 300 mil da Fundação Banco do Brasil. Desde 2001, a Fundação BB certifica e fomenta essas tecnologias – produtos, técnicas ou metodologias inovadoras que representam efetivas soluções de transformação social – por meio do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Elas compõem o Banco de Tecnologias Sociais (BTS), que pode ser acessado no site da fundação e também ficará à disposição para consultas no Centro de Referência em Tecnologias Sociais.
Como parte do Centro, será lançada a Rede de Tecnologias Sociais para o Mercosul, por meio de uma plataforma virtual que permitirá a interação entre as diversas comunidades que trabalham com tecnologias sociais. Organizada de forma colaborativa, a Rede será distribuída no âmbito dos países do Mercosul, podendo ser disponibilizada, futuramente, nos demais países da América Latina e Caribe.
A Rede deverá permitir a integração entre universidades, institutos de investigação, organizações não governamentais, governo e empresas que tenham preocupação com o desenvolvimento sustentável das comunidades e queiram disponibilizar ou integrar-se a este espaço, compartilhando informações, mecanismos de financiamento e capacitação.
O Centro trabalhará sobre quatro componentes integrados. Entre eles estão o tecnológico, o fortalecimento comunitário, a capacitação e a sustentabilidade. Fortalecendo o estímulo ao trabalho com associativo, a ampliação da cultura empreendedora e a capacitação de gerência e liderança para a comunidade.
Essas ações visam preparar as comunidades para enfrentar os desafios que surgirão na incorporação das tecnologias, permitindo acesso ao crédito e microcrédito, à assessoria e à extensão universitária.
(Fundação Banco do Brasil)