Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Diminuição do nível em mananciais de Florianópolis é a causa da falta de água nas partes altas da cidade


  • O diretor de operações e meio ambiente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Valter Galina, explicou na manhã desta quarta-feira, 12, à rádio CBN/Diário que a diminuição do nível dos mananciais na Capital e na região da Grande Florianópolis é a causa dos recentes problemas de abastecimento nas partes altas da cidade.
    Segundo Galina, a diminuição do nível nos mananciais é provocada pela conjunção de altas temperaturas - como nunca visto nos últimos anos, segundo ele - e a escassez de chuvas na região.
    Por conta disso, o manancial da Lagoa da Conceição, que reforça o abastecimento do morro do bairro e do Itacorubi, está praticamente zerado, explicou o diretor. Da mesma forma ocorre com o manancial do Rio Tavares, que ajuda no fornecimento à Costeira do Pirajubaé, e no do Monte Verde, que atende até o Parque da Figueira (Saco Grande).
    O pior quadro, porém, conforme Galina, é o do manancial dos Pilões, no Rio Vargem do Braço, que faz o abastecimento de Florianópolis, Palhoça, São José, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz. Galina conta que técnicos que trabalham no local relatam nunca ter visto o nível tão baixo.
    Consumo
    A Casan pede que a população adote medidas de redução de consumo, como evitar banhos prolongados e a lavação de carros, calçadas e fachadas de casas e prédios. Isso para que a empresa não precise fazer racionamento ou revezamento.
    Segundo Galina, a previsão de chuva para a semana que vem deve ajudar a normalizar a situação. Sobre o início do verão e a chegada de turistas, o diretor da Casan afirmou que, assim como na temporada passada, não deverá ocorrer problemas, já que as mini estações e ponteiras, principalmente no Norte da Ilha, serão ligados na semana
    que vem.
     
    ***********************************
     

    Nenhum comentário: