Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Novo texto permite recompor margem de rio com frutífera

 
O texto aprovado na semana passada pela comissão mista do Congresso com alterações em pontos da MP do Código Florestal incluiu árvores frutíferas entre as alternativas para recuperar matas ciliares e nascentes desmatadas ilegalmente. A redação tornou as frutíferas uma das cinco possibilidades que podem ser adotadas "isolada ou conjuntamente".

Mas como não foram especificadas quais espécies poderiam ser usadas ou se elas deveriam ser intercaladas com vegetação nativa, permite-se a interpretação de que frutíferas como laranjeiras, pés de mamão, de café, maçã, etc, poderiam ser plantadas em modelo de monocultura.
Redações anteriores até permitiam o plantio de frutíferas, mas misturadas a árvores nativas e só para os pequenos produtores.
Para ambientalistas, esse plantio perverteria o princípio básico da recuperação de matas ciliares, que é preservar os recursos hídricos e a biodiversidade. Monoculturas de espécies exóticas não têm essa capacidade.
"Essa possibilidade é ainda mais grave que a diminuição da faixa a ser recuperada, porque impede o serviço ambiental da mata ciliar", diz Raul do Valle, do Instituto Socioambiental. Segundo ele, alguém que desmatou 30 hectares à beira de um pequeno rio poderá se regularizar, por exemplo, com 9 hectares de mamoeiros e explorando o resto com pasto.

********************************

FONTE : GIOVANA GIRARDI, O Estadão, 5/set/2012.

Nenhum comentário: