Powered By Blogger

terça-feira, 6 de outubro de 2009

ENVELHECIMENTO CELULAR DÁ NOBEL DE MEDICINA




Os cientistas norte-americanos Elizabeth H. Blackburn, Carol W. Greider e Jack W. Szostak são os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2009 por suas descobertas de como a enzima telomerase protege os cromossomos, informou ontem o Instituto Karolinska de Estocolmo. O trabalho lança luz nos estudos do câncer e do processo de envelhecimento.

O prêmio de Medicina paga 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão, cerca de R$ 2,52 milhões) e, como os outros prêmios Nobel (exceção para o da Paz), será entregue em 10 de dezembro.

O instituto afirmou que os três tinham “resolvido um problema importante na biologia”, ou seja, como os cromossomos foram copiados na íntegra durante a divisão celular e protegidos contra a degradação. A descoberta, segundo os cientistas, estimula o desenvolvimento de novas terapias.

Os cientistas estudaram como uma parte dos cromossomos influencia no envelhecimento, não só em células individuais, mas também do corpo humano todo.

Blackburn é da Universidade da Califórnia, San Francisco; Greider é da Johns Hopkins, em Baltimore, e Szostak está no Hospital Geral de Massachusetts, em Boston.

Nenhum comentário: