Powered By Blogger

sábado, 24 de outubro de 2009

América do Sul diante das mudanças climáticas


O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo lançou o livro Public Policy, Mitigation and Adaptation to Climate Change in South America, que reúne contribuições de participantes da 3ª Conferência sobre Mudanças Globais – América do Sul, realizada em novembro de 2007 pelo Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do Instituto.

A conferência teve a participação de mais de 500 pesquisadores de diversos países. Segundo o IEA, o objetivo foi explicar tanto a dinâmica do clima como as alterações que sua variação pode gerar, em especial às atividades humanas. O livro traz as exposições dos integrantes das mesas-redondas e uma seleção dentre os 120 trabalhos apresentados.

Gratuita e disponível apenas em formato digital, a obra aborda as mudanças climáticas sob quatro perspectivas: relações internacionais e políticas públicas, mitigação, adaptação e consequências aos sistemas naturais. Os editores são Pedro Leite da Silva Dias (IEA e Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP), Wagner Costa Ribeiro (IEA e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), João Lima Sant'Anna Neto (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp) e Jurandir Zullo Jr. (Centro de Pesquisa Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Universidade Estadual de Campinas).

O livro pode ser baixado em formato pdf pelo endereço http://www.iea.usp.br/cienciasambientais/climatechangeandsouthamerica.pdf.
******************************
FONTE : (Envolverde/Agência Fapesp)

Nenhum comentário: