Powered By Blogger

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Augusto Carneiro fala sobre o início do Parque Estadual de Itapuã




Carneiro é conhecidíssimo em Porto Alegre, onde nasceu e vive há mais de 80 anos. Ex-livreiro do "Partidão" - partido Comunista, foi funcionário da Justiça do Trabalho. Bacharelou-se em Direito pela UFRGS. Converteu-se ao ecologismo e naturismo na década de 70. É o atual presidente da Pangea - Associação Ambientalista Internacional, que mantém o AgirAzul na Rede.

Mas ele nega que tenha sido o idelizador do parque: afirma que em dezembro de 1972 (uma ano depois de fundação da entidade) a Agapan - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, através dele, articulou a ida de um ônibus à Itapuã. Nele foram o Lutzenberger, Carlos Ducatti e um seu amigo que fumava muito e acabou espulso do ônibus...

O mentor intelectual foi o Lutzenberguer, afirma. Ele levou sua máquina fotográfica no passeio e montou um album-petição cheio de fotografias incríveis e descrição da riqueza biológica da região e a Agapan entregou-o ao Governador Euclides Triches. Na audiência estiveram Augusto Carneiro, José Lutzenberger, Mozart Pereira Soares e outra pessoa, que não lembra mais..

Do trabalho direto da Agapan resultou o Decreto de criação do Parque. O NAT - Núcleo dos Amigos da Terra - Brasil, na década de 70 intitulada Ação Democrática Feminina Gaúcha - ADFG, liderou uma grande manifestação na área. Na década de 80, entidades se reuniram com estudantes de Biologia, principalmente, Veterinária, e outros, e montaram a CLEPEI - Comissão de Luta pela Efetivação do Parque Estadual de Itapuã, a grande escola dos atuais dirigentes do sistema estadual de Unidades de Conservação.

Truda Palazzo descreve o Carneiro: "formador de mentalidade de uma classe de militantes que vem atuando pelo Brasil afora desde a década de 70, e que têm como denominador comum abominar a conversa fiada e defender com unhas e dentes a conservação da Natureza, sem os adereços pseudo-sociais que hoje se alegam para permitir que siga destruindo em nome do combate à pobreza e outras bobajadas retóricas, o Carneiro nos ensinou cabalmente, e a história recente prova, que os depredadores ambientais não têm partido e nem ideologia".
******************
FOTOS : jorn. João Batista Aguiar

Nenhum comentário: