Powered By Blogger

sábado, 31 de janeiro de 2009

PANTANAL MATOGROSSENSE


Localizado no interior da América do Sul, o pantanal matogrossense é a maior extensão úmida contínua do planeta. Hidrograficamente, todo o Pantanal faz parte da bacia do rio Paraguai constituindo-se em uma imensa planície de áreas alagáveis. Quando do período das cheias justifica a lenda sobre sua origem, que seria um imenso mar interior - o mar de Xaraés.
O clima é tipo quente no verão, com temperatura média em torno de 32°C e frio e seco no inverno, com média em torno de 21°C, ocorrendo ocasionalmente, geadas nos meses de julho e agosto. A união de fatores tais como o relevo, o clima e o regime hidrográfico da região favoreceram o desenvolvimento de numerosas espécies animais e vegetais que povoam abundantemente toda sua extensão. O Pantanal entretanto não é um só. Existem 10 (dez) tipos de pantanal na região com características diferentes de solo, vegetação e drenagem, são eles: - Nabileque - 9,4 %; - Miranda, 4,6%; - Aquidauana, 4,9 %; - Abobral - 1,6 %; - Nhecolândia - 17,8 %; - Paiaguás - 18,3 %; - Paraguai - 5,3 %; - Barão de Melgaço - 13,3 %; - Poconé - 12,9 %; - Cáceres - 11,9 %.A beleza proporcionada pela paisagem pantaneira fascina pessoas de todo o mundo fazendo com que o turismo se desenvolva em vários municípios da região. O desenvolvimento de um pensamento ambientalista e social para o pantanal matogrossense tem levado vários pesquisadores a discutirem o impacto da ocupação humana neste ecossistema. Dentre os principais problemas ambientais destacamos: - a pesca predatória; - a caça de jacarés; - a poluição dos rios da bacia do Paraguai; - os garimpos do Estado de Mato Grosso e a poluição das águas pelo mercúrio; - a hidrovia Paraguai-Paraná. Tais questões tem sido alvo de uma extensa discussão e algumas ações ambientais por parte dos órgãos ambientais e da comunidade tem coibido tais agressões.


650 espécies (no Brasil estão catalogadas 1580) - pica-pau, arara-azul (a arara-azul é uma das aves brasileiras em via de extinção, ameaçada tanto pela caça como pelo desaparecimento do seu habitat. A ave também aparece no Norte e Nordeste. Existem aproximadamente cerca de 4.000 no país e nos últimos 20 anos, mais de 15 mil araras foram retiradas do Brasil. Como é muito barulhenta, a arara-azul parece muito presente e foi difícil para os moradores do Pantanal vê-la como uma ave em extinção. Hoje, os fazendeiros e os peões ajudam a impedir o comércio das aves ), tuiuiú (chega a medir 1.10 m), tucano, periquito, cafezinho, garça-branca (ave migratória que, na época de reprodução se reúne em grandes bandos), jaburu, beija-flor (pesam 2 gramas), secós (espécie de garça de coloração castanha), jaçanã, ema (pesa cerca de 30 Kg), seriema, papagaio, colhelheiro, cardeal, gavião-fumaça, carcará, curicaca, quero-quero, joão-pinto, carão, surucuá, Gavião-Caramujeiro, Tucanaçu

Tuiuiú (Jabiru mycteria) _ Família Ciconiidae. É a ave-símbolo do Pantanal. Também chamada de jaburu. Da ponta do bico aos pés chega até 140 cm de comprimento. Tucanaçu (Ramphastos toco) _ Família Ramphastidae. São os maiores tucanos do Brasil, medindo 55 cm. Seu corpo é predominantemente preto, com garganta branca, ventre vermelho e patas azuis. O bico, alaranjado, é quase do tamanho do corpo. Gavião-Caramujeiro (Rosthramus sociabilis) _ Família accipitridae. São gaviões de médio porte, medindo cerca de 40 cm. Possuem corpo preto com faixa branca na cauda. O bico é laranja e preto, com uma longa ponta em forma de gancho. Curicaca-Pantaneira (Theristicus caudatus) _ Família Threskiornithidae. Ave do grupo dos íbis, com coloração geral cinza-chumbo, olhos e patas vermelhos e uma faixa branca na fronte. O bico é longo e recurvado para baixo, funcionando como uma pinça que é utilizada para retirar da lama os pequenos animais de que se alimentam. Encontrada frequentemente no solo, em áreas alagadas, ao contrário da outra curicaca bem comum no Pantanal, que é típica de locais mais secos. Fazem os ninhos com gravetos. O nome ``curicaca" é onomatopéico, ou seja, dado pelo som que a ave produz ao cantar.
Na região do Pantanal existem vegetações de três regiões distintas : amazônica, cerrado e chaco (paraguaio e argentino). Durante a seca, que coincide com o inverno, os campos se tornam amarelados e a temperatura pode chegar a 0ºC, influenciada pelos ventos que chegam do sul do continente. A vegetação do Pantanal não homogênea e há um padrão diferente de flora de acordo com a altitude. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado. A vegetaçãoo de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, aparece nas alturas intermediárias. A poucos metros acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato, com árvores maiores como o angico, ipê e aroeira. Nas altitudes maiores, o clima ?rido e seco torna a paisagem parecida com a da caatinga, apresentando espécies típicas como o mandacaru, plantas aquáticas (da famólia dos ipês com flores róseas e amarelas), palmeiras, orquídeas, figueiras e aroeiras.

Pantanal - Paisagem Natural


Formando os atrativos culturais podemos encontrar grupos folclóricos como o Chalana, um dos mais conhecidos nacionalmente e internacionalmente, a fusão étnica de São Gonçalo, cururu e siriri que fazem a festa no arrasta pé dos terreiros de Cáceres, as centenárias fazendas que marcaram a história cacerense e a cavalhada, representação montada e paramentada das lutas entre mouros e cristãos.

Possui variados ecossistemas; corixos, baías, campos, cordilheiras, praias, cerrados, campões, florestas, rios e a beleza da flora e fauna pantaneira que está dispostas nestes ambientes.

RIO MUTUM
Onde pode-se realizar pescarias, safári fotográfico e também é recomendável para banho e passeios de barcos para avistar a fauna e flora do local.

BAÍA SIÁ MARIANA
Utilizada para passeios de barcos, safáris fotográficos e pesca.

BAÍA DO RECEIO
Boa Vista para mata cerrada, com presenças de buritis e pesca.

BAÍA CHOCORORÉ
Tem 15 Km de extensão, ótima vista para a flora, composta de muitos tipos de árvores que formam um tapete verde sobre o morro.

BAÍA BURITIZAL
Boa visão para vegetação que é repleta de Buritis, o terreno é arenoso e parte dele é composto gramíneas.

BAÍA ACORIZAL
Boa vista para a linda vegetação de pombeiros e destaque aos campões que ficam sobre gramínias.

PARQUE NACIONAL DE CHAPADA DOS GUIMARÃES
Tem 70% de sua área localizada no município de Cuiabá, com acesso pela rodovia MT-251 (Rod. Emanuel Pinheiro) .
Um lugar onde a cada expressão do escultor Mor, em suas terras formam -se as mais lindas e encantadoras cachoeiras, onde seus riachos de águas cristalinas jorram no chão em exuberância e magia.

QUEDA D'ÁGUA VÉU DE NOIVA
Marco preponderante do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, na divisa dos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, com 75 m de queda livre em vale de rara beleza.

PORTÃO DO INFERNO
No Parque Nacional de Chapada dos Guimarães município de Cuiabá, despenhadeiro que atrai o turista pela sua magnitude.

RIO MUTUCA E RIO CLARO
Localizados na rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, ótimos locais de banho em água cristalina distante de Cuiabá 36 Km. Início do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, em Cuiabá.

SALGADEIRA
Área urbanizada com córrego e queda d'água de 15m. Possui um terminal de turismo social e de lazer com restaurantes, instalações sanitárias, área gramada e de acampamento. Distante 46 Km de Cuiabá, em seu município, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

COXIPÓ DO OURO
Antigo Arraial da Forquilha, onde se encontra a primeira igreja de Mato Grosso, Nossa Senhora de Penha de França. Banhado pelo Rio Coxipó, local de lazer da população Cuiabana.

RIO CUIABÁ
Rio de integração regional, canal de desenvolvimento econômico. Acesso fluvial de Cuiabá ao Pantanal, ótimo para passeio de barco. Rio de grande pisicosidade. Às suas margens avistamos monumentos históricos como as antigas usinas do ciclo da cana-de-açúcar.

ZOOLÓGICO
Instalado em uma área no campus universitário com animais e aves do pantanal de Mato Grosso para estudo e pesquisas.

HORTO FLORESTAL
Localizado às margens do rio Coxipó, no bairro Coxipó da Ponte. Ótimo para apreciação de flora e local de pesca.

MORRO DA LUZ
Localizado no centro de Cuiabá, com belos jardins e espaços para o lazer contemplativo.

3 comentários:

Anônimo disse...

de Jônatas Alves
Muito bom o seu blog, estou fazendo um trabalho só o Pantanal Matogrossente, é aprovei o post do seu texto. Parabéns, me ajudou bastante...

Ana Clara disse...

eu estou fesendo um trabalho do pantanal matogrossense e o seu estudos foran o esqueleto do meu trabalho. Adorei!!!!!!!!!!!!!!!

www.mtcidades.com.br disse...

Dia 17 de agosto de 2010 vai ter início a Expedição Nobres Pantanal

A expedição será de caiaque pelo rio Cuiabá; serão mais de 550Km remados por este importante rio que banha vários municípios do estado de Mato Grosso.
O rio Cuiabá é formado na cidade de Nobres, onde o rio Cuiabazinho se junta com o rio Manso e segue até a cidade de Porto Jofre.
A expedição terá como objetivo fotografar e filmar tudo aquilo que compõe este bioma maravilhoso, como as cidades banhadas pelo rio, famílias ribeirinhas, animais, aves, répteis, e grande parte de sua flora.
Esta aventura terá início dia 17 de agosto de 2010 e com término previsto para dia 1 de setembro de 2010, num total de 15 dias.