Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de março de 2020

Influência do aquecimento global em eventos climáticos extremos tem sido frequentemente subestimada

aquecimento global

A análise mostra que o aquecimento global está intensificando a ocorrência de ondas quentes sem precedentes e aguaceiros mais rapidamente do que o previsto pelas tendências históricas.

Novas abordagens para incorporar o aquecimento global em análises climáticas extremas podem melhorar o gerenciamento de riscos globais.
Por Rob Jordan*
Stanford Woods Institute for the Environment
Um novo estudo de Stanford revela que uma abordagem científica comum de prever a probabilidade de eventos climáticos extremos futuros, analisando a frequência com que ocorreram no passado, pode levar a uma subestimação significativa – com consequências potencialmente significativas para a vida das pessoas.
O cientista climático de Stanford, Noah Diffenbaugh, descobriu que as previsões que se baseavam apenas em observações históricas subestimavam cerca de metade do número real de dias extremamente quentes na Europa e no Leste da Ásia e o número de dias extremamente chuvosos nos EUA, Europa e Leste Asiático.
O artigo , publicado em 18 de março na Science Advances , ilustra como até pequenos aumentos no aquecimento global podem causar grandes aumentos na probabilidade de eventos climáticos extremos, particularmente ondas de calor e fortes chuvas. Os novos resultados que analisam as conexões das mudanças climáticas com eventos climáticos sem precedentes podem ajudar a tornar o gerenciamento de riscos global mais eficaz.

Um mundo em mudança

Durante décadas, engenheiros, planejadores de uso da terra e gerentes de risco usaram observações históricas do clima de termômetros, pluviômetros e satélites para calcular a probabilidade de eventos extremos. Esses cálculos – destinados a informar projetos que variam de conjuntos habitacionais a rodovias – tradicionalmente se baseavam na suposição de que o risco de extremos poderia ser avaliado usando apenas observações históricas. No entanto, um mundo em aquecimento tornou muitos eventos climáticos extremos mais frequentes, intensos e generalizados, uma tendência que provavelmente se intensificará, de acordo com o governo dos EUA .
Os cientistas que tentam isolar a influência das mudanças climáticas causadas pelo homem na probabilidade e / ou gravidade de eventos climáticos individuais enfrentaram dois grandes obstáculos. Existem relativamente poucos eventos desse tipo no registro histórico, dificultando a verificação e o aquecimento global está mudando a atmosfera e o oceano de maneiras que já podem ter afetado as chances de condições climáticas extremas.

Clima extremo previsto versus observado

No novo estudo, Diffenbaugh, professor da Fundação Kara J. na Escola de Ciências da Terra e Energia e Ciências Ambientais de Stanford , revisou artigos anteriores sobre eventos extremos que ele e seus colegas haviam publicado nos últimos anos. Diffenbaugh se perguntou se poderia usar a frequência de eventos climáticos recordes de 2006 a 2017 para avaliar as previsões que seu grupo havia feito usando dados de 1961 a 2005. Ele descobriu em alguns casos o aumento real de eventos extremos era muito maior do que o que havia ocorrido. foi previsto.
Curiosamente, Diffenbaugh também descobriu que os modelos climáticos eram capazes de prever com mais precisão a ocorrência futura de eventos recordes. Embora reconheça que os modelos climáticos ainda contêm incertezas importantes, Diffenbaugh diz que o estudo identifica o potencial de novas técnicas que incorporam observações históricas e modelos climáticos para criar ferramentas de gerenciamento de risco mais precisas e robustas.
Referência:
Verification of extreme event attribution: Using out-of-sample observations to assess changes in probabilities of unprecedented events
Noah S. Diffenbaugh
Science Advances 18 Mar 2020:
Vol. 6, no. 12, eaay2368
DOI: 10.1126/sciadv.aay2368

Por Rob Jordan, com tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/03/2020
Influência do aquecimento global em eventos climáticos extremos tem sido frequentemente subestimada, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/03/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/03/20/influencia-do-aquecimento-global-em-eventos-climaticos-extremos-tem-sido-frequentemente-subestimada/.


Nenhum comentário: